
Na noite desta terça-feira (29), quase um ano após a pior enchente da história de Itabirito, ocorrida em janeiro de 2022, as chuvas fortes voltaram a atingir a cidade e promovaram alagamentos em diversos pontos.
As chuvas estão demasiadamente fortes e incessantes há um longo período, o que fez com que as águas invadissem o centro da cidade, em vários trechos. O aguaceiro afetou, por exemplo, o trânsito na região central de Itabirito, já que desde a Praça da Bandeira até a Prefeitura, as ruas estão tomadas por água, causando transtornos para motoristas.
O Córrego do Criminoso também saiu da calha e deixou parte do bairro Santa Efigênia com uma enxurrada forte. O mesmo acontece na rua Dr. Eurico Rodrigues e na Rua da Carioca, no bairro Santa Rita. Neste último caso, o córrego transbordou, como já de costume em época de muita chuva, e deixou as ruas com alagamentos.
Em algumas localidades, carros e motos tiveram que passar bem devagar por conta da enxurrada. Inclusive, ainda na Rua da Carioca, houve registro de um acidente. Segundo relatos de populares, um motorista alcoolizado teria provocado o acidente.
Além disso, um muro localizado nas proximidades da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Boa Viagem, cedeu durante as pancadas de chuva.
A Defesa Civil de Itabirito havia emitido um alerta, no início da noite, avisando sobre as pancadas de chuva intensa previstas para esta terça-feira.