
Itabirito foi atingida por uma forte chuva na noite de terça-feira (29), o que provocou uma série de transtornos, como alagamentos, queda de árvores, de um muro na Boa Viagem e de barreiras na BR-356, dentre outros problemas pontuais.
Três barreiras caíram e a terra invadiu parte da pista da BR-356. Antes do primeiro desvio na rodovia, após a barreira policial, a barreira caiu, invadindo a pista do lado esquerdo. Próximo ao desvio em Codornas, uma árvore caiu no lado esquerdo da pista, fazendo com que o trânsito ficasse em apenas uma pista.
No bairro Quinta dos Inconfidentes, na Alameda Tomás Antônio Gonzaga, a rua ficou com pontos de destruição.
Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil de Itabirito, o temporal teve início por volta das 21h e durou aproximadamente uma hora. Neste período, foram registrados 50 milímetros de precipitação, o que teria causado o alagamento de várias ruas na cidade.
Com o impacto da enxurrada, o Córrego da Carioca não suportou o volume de água e saiu de sua calha, transbordando e afetando ruas do bairro Santa Rita e de outras localidades, como na área central da cidade, que abriga grande parte do setor comercial e que foi bastante afetada.
A Defesa Civil de Itabirito ressaltou que o Rio Itabirito não transbordou e, ainda durante a madrugada, a água já havia abaixado.
Apesar do susto e dos transtornos, não houve registro de desabrigados ou desalojados.
Prefeito se pronunciou
De acordo com o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), o córrego da Carioca transbordou e impactou o Centro da cidade. Ele gravou um vídeo para comentar sobre a situação de Itabirito após as chuvas intensas que promoveram alagamentos e outros transtornos.