Fernanda Brito é uma figura histórica na cidade de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Em abril de 2021, ela se tornou a primeira mulher a ser nomeada comandante da Guarda Civil Municipal da cidade. Essa conquista é muito significativa, já que representa um avanço em termos de igualdade de gênero e quebra de barreiras no setor de segurança pública.
O Sou Notícia conversou com Fernanda neste 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. “Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher e eu como mulher gostaria de deixar minha mensagem a todas as mulheres de nossa cidade. Quero dizer a todas vocês o quanto nós mulheres somos fortes e jamais devemos deixar mal algum nos abater, pois nossa força é divina”, afirma a comandante da Guarda Civil Municipal.
A nomeação de Fernanda como comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito foi um reconhecimento de sua competência e habilidade em liderança, além de uma oportunidade para quebrar estereótipos de gênero no setor de segurança pública.
“Eu fui a primeira mulher a ser comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito e vejo muitas diferenças desde a forma como incentivamos nossos funcionários a lidar com o público, a forma como tornamos os atendimentos mais acolhedores, como por exemplo de tornar o acolhimento de mulheres vítimas de abuso e violência menos traumáticas. Tudo isso mostra que nós, mulheres, somos diferentes e essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade, demonstrando o tamanho da força feminina”, comenta Fernanda Brito.
A escolha de uma mulher para liderar a Guarda Civil Municipal de Itabirito teve um impacto positivo na representatividade das mulheres em um setor historicamente dominado por homens. Além disso, a presença de mulheres em cargos de liderança em segurança pública pode ajudar a construir relações mais confiáveis e eficazes com a comunidade, especialmente com mulheres e crianças, que muitas vezes são as mais vulneráveis em situações de violência.
Palestra sobre violência contra mulher
Com o propósito de conscientizar e informar sobre a prevenção da violência contra as mulheres, as Guardas Civis Municipais (GCM) Irlaya Santos e Vanda Souza realizaram uma palestra, na manhã de terça-feira (07), na Unidade Básica de Saúde da Vila Gonçalo, por meio do Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed).
A apresentação teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre os dispositivos legais disponíveis e como ajudar mulheres que sofrem violência, informando sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade de equidade de gênero.
A equipe alertou as mulheres sobre a importância de denunciar qualquer tipo de agressão, incluindo agressões físicas, sexuais, psicológicas, morais e patrimoniais, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha. “Essas palestras são importantes para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra as mulheres”, afirmou Irlaya.
Fotos: Guarda Civil Municipal/Divulgação.