
A situação das ruas e avenidas de Itabirito tem sido motivo de grande preocupação para os moradores da cidade nos últimos meses. A falta de capina nas ruas e calçadas é um problema recorrente, com várias reclamações encaminhadas ao Sou Notícia, deixando as vias públicas com um aspecto sujo e abandonado.
Além da questão estética, a falta de capinação tem gerado uma série de problemas para os moradores. A proliferação de ratos, baratas e escorpiões é uma das principais preocupações, já que esses animais encontram na sujeira um ambiente propício para se reproduzirem e se abrigarem.
A falta de ação por parte das autoridades competentes tem sido criticada pelos moradores, que se sentem abandonados e desprotegidos diante dessa situação crítica. A falta de capina gerou, inclusive, muitas piadas nas redes sociais, tendo em vista os vários cavalos e bois que andam circulando pela cidade, se alimentando da vegetação.
Nesta quinta-feira (23), o vereador Anderson Martins do Sou Notícia (MDB) informou que o serviço de capina já foi iniciado em algumas localidades. “Eu fiz vários requerimentos pedindo à prefeitura que contratasse uma empresa, em caráter emergencial, para capinar as ruas e as calçadas do nosso município. A prefeitura começou hoje um trabalho forte nos bairros Gutierrez, São José, Agostinho Rodrigues, e por aí vai”, ressaltou.
“Nosso papel é esse: cobrar da prefeitura, por meio de requerimentos, lembrando que nós votamos o orçamento; os vereadores votaram o orçamento no ano passado, para que neste ano a prefeitura contrasse empresas. Porém, a contratação foi feita de forma talvez errada, as empresas que ganharam desistiram de prestar o serviço, mas agora foi feita outra contratação”, disse o vereador.
É esperado que a capina seja realizada em demais localidades da cidade, tendo em vista a alta demanda, com inúmeros lugares que necessitam do serviço.