
O Instituto Recicleiros divulgou na última terça-feira (21) a lista dos 25 municípios selecionados para a Turma de Qualificação da Academia Recicleiros do Gestor Público. A academia tem como objetivo preparar os gestores públicos para a implantação de Coleta Seletiva e Reciclagem por meio do Programa Recicleiros Cidades. Itabirito, localizada na Região Central de Minas Gerais, é uma das cidades classificadas.
O processo seletivo para a Turma de Qualificação começou em janeiro deste ano e terminou no dia 10 deste mês. A seleção contou com 312 inscrições oficiais de 24 estados brasileiros, das quais 121 foram consideradas aptas de acordo com o edital de chamamento público da Seletiva 2023.
Os gestores públicos selecionados vão passar pela Trilha de Conhecimento na plataforma online da Academia Recicleiros do Gestor Público. Na próxima fase, a Turma de Qualificação terá Mentorias Técnicas com especialistas da Recicleiros. Serão realizados 10 encontros online entre março e junho. A quarta fase corresponde às visitas técnicas e a última fase é a divulgação dos territórios que alcançaram os requisitos mínimos para a implantação do Programa Recicleiros Cidades.
Os municípios selecionados receberão até R$ 5 milhões para investir em soluções para a implementação da reciclagem inclusiva, como infraestrutura, apoio à gestão, assessoria técnica especializada e comunicação. O Instituto Recicleiros pretende participar intensivamente das atividades na cidade selecionada por pelo menos cinco anos.
Participar do maior programa estruturante de Coleta Seletiva e Reciclagem do Brasil significa colocar o município entre as referências nacionais em sustentabilidade, economia circular e atuação socioambiental de impacto. A Academia Recicleiros do Gestor Público tem a SIG Group como patrocinadora semente e auxilia na elaboração de todos os itens necessários para sedimentar o serviço público municipal de Coleta Seletiva e Reciclagem efetivo e perene.
Além de Itabirito, foram selecionadas as seguintes cidades: Adamantina/SP, Agudos/SP, Araguari/MG, Arapiraca/AL, Araripina/PE, Bom Despacho/MG, Canoinhas/SC, Ferraz de Vasconcelos/SP, Guapimirim/RJ, Itapecuru Mirim/MA, Itapipoca/CE, Itaqui/RS, Mairiporã/SP, Mata de São João/BA, Nossa Senhora do Socorro/SE, Paraguaçu Paulista/SP, Parauapebas/PA, Patos/PB, Pederneiras/SP, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, São Félix do Xingu/PA, São Lourenço da Mata/PE, Senhor do Bonfim/BA e Teotônio Vilela/AL.