
A partir da próxima segunda-feira (03), a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, dará início à campanha de vacinação contra a gripe.
O objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade causadas por infecções pelo vírus da influenza.
Embora a vacinação em todo o Brasil esteja programada para começar no dia 10 de abril, a Secretaria de Estado de Minas Gerais decidiu antecipar a vacinação no estado devido à disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Em 2022, 132 pessoas morreram em Minas Gerais devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pela influenza, e em 2023 já foram registradas duas mortes pela doença no estado.
Os grupos prioritários para a vacinação em 2023 incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para receber a vacinação gratuita, é necessário apresentar cartão de vacina e documento com foto. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
A campanha seguirá até o dia 31 de maio e a meta de cobertura vacinal do Ministério da Saúde é de 90%. A Secretaria de Estado de Saúde espera vacinar mais de 8,5 milhões de pessoas em Minas Gerais.
A superintendente da atenção primária, Márcia Souza, destacou que a antecipação da campanha em Minas pode reduzir os sintomas nos grupos prioritários, minimizando e prevenindo o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de evitar sobrecarga nos serviços de saúde do município.