
A forte chuva registrada entre o fim da tarde e o início da noite deste sábado (29) provocou enxurradas e alagamentos em ruas de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
O Córrego da Carioca, no bairro Santa Rita, por exemplo, subiu de nível. O alagamento em várias ruas se deu por retorno de drenagem. Também nas proximidades, próximo à ponte do bairro Munu, uma enxurrada foi registrada por moradores.
Outros bairros também foram afetados com enxurradas e algumas casas foram atingidas pelos alagamentos. No Novo Itabirito, um buraco foi aberto em uma rua.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia divulgado um aviso importante, alertando para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes na cidade. De acordo com o aviso, a previsão era de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.
De acordo com Filipe Delabrida, coordenador da Defesa Civil Municipal, em um período de 50 minutos, choveu 11 mm no Alto do Cristo, 37 mm no Alto do Munu, 44 mm no Córrego do Bação, 2 2mm no Cardoso, 19 mm no Novo Itabirito e 21 mm nos Portões.
Até o momento, segundo Delabrida, não houve acionamento para nenhum atendimento. Apesar disso, a Defesa Civil está monitorando pontos afetados pelas chuvas.
O buraco aberto em uma rua no Novo Itabirito, por exempo, de acordo com Delabrida, na verdade foi aumentado por causa das chuvas, pois trata-se de uma obra do Saae. A Guarda Civil Municipal de Itabirito está sinalizando o local onde o buraco foi aumentado.
Defesa Civil monitorando o Córrego da Carioca. Fotos: Defesa Civil.
Já o Córrego da Carioca, também segundo Delabrida, não transbordou, apesar de ter acontecido retorno de drenagem em alguns pontos, ainda por causa de obras do Saae na localidade.
Essa combinação de chuvas e ventos, segundo o Inmet, é propícia para riscos, como o corte de energia elétrica, a queda de galhos de árvores e a ocorrência de alagamentos. Por isso, é importante que a população esteja atenta e tome medidas preventivas, como evitar a proximidade de árvores, postes e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Também é recomendável que as pessoas evitem sair de casa durante o período de chuvas e ventos fortes, e que fiquem atentas às informações divulgadas pelos órgãos competentes.
Em nota, o Saae reforçou a afirmação feita pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, ao informar que o buraco em uma rua do Novo Itabirito trata-se de uma obra de drenagem da autarquia que teria começado há um mês. O buraco, portanto, já existia, mas conforme relatos de moradores, a chuva fez com que o buraco aumentasse ainda mais.
Veja a nota do Saae:
“O Saae de Itabirito esclarece que no local situado na matéria, no bairro Novo Itabirito, temos uma obra de drenagem que começou há um mês. Não foi a chuva de hoje que abriu essa vala. A vala é para assentamento da tubulação de drenagem que está sendo realizada. Na próxima semana a obra continuará seguindo com o local sinalizado para motoristas e pedestres.”
Atualização: a linha do telefone 3561-7433, da Defesa Civil Municipal de Itabirito, que apresentou problemas em alguns minutos, já está normalizada. Portanto, quem precisar acionar o órgão já pode solicitar atendimento pelo número.