GeralItabirito

Começa nesta terça a campanha Maio Amarelo 2023: ‘No trânsito, escolha a vida’

Nesta terça-feira (02), teve início em todo o país a Campanha Maio Amarelo, de conscientização para evitar acidentes de trânsito. A Polícia Militar de Minas Gerais traz como tema “No trânsito, escolha vida” e busca chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas para um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, visando a diminuição dos acidentes e preservação de vidas.

Criado em 2014, o movimento é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês de maio tornou-se referência mundial para ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito, quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

O amarelo foi escolhido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. A campanha tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos dos acidentes de trânsito, visando a mudança de atitudes.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os homens representam 79% dos internados por acidentes de trânsito, além de serem os que mais morrem: 81% das vítimas, de acordo com dados históricos de 2013 a 2022. As motocicletas são os principais veículos que se envolvem em acidentes, seguidos por pedestres e ciclistas. A maioria das vítimas sob duas rodas são homens, com faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

O lançamento da Campanha Maio Amarelo 2023 ocorreu nesta terça-feira na esplanada norte do Mineirão, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, do comandante do Policiamento da Capital, coronel Micael Henrique Silva, do Comandante do Policiamento Rodoviário, coronel Fábio Almeida, e da comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Cláudia Godinho P. Kuchenbecker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×