
Cerca de 450 alunos do 7° ano das escolas municipais de Itabirito estão participando do projeto “Aprendendo com o Pé na Estrada”, que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o contexto histórico brasileiro, mineiro e itabiritense por meio de visitas de campo. O projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com as Secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo, de Educação, Transportes, Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Durante a visita, os alunos percorrem seis quilômetros do trecho da Estrada Real que corta Itabirito, no distrito de Acuruí, onde podem ver fazendas com casarios típicos do período colonial, ruínas de muros de pedras e outros atrativos que remontam ao chamado ciclo do ouro.
O projeto tem despertado o encantamento dos alunos, que têm a oportunidade de vivenciar de perto a história e a cultura do município. “Estar aqui, onde nossos antepassados viveram, proporciona a oportunidade de reviver todos os costumes e modos de vida deles. A gente consegue compreender ainda mais o que aprendemos em sala de aula”, afirma um dos alunos do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi).
Para a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo, o projeto agrega ao aprendizado dos alunos e proporciona experiências reais em contato com a história e a cultura do município. “Os caminhos percorridos durante a visita apresentam uma aula de história a céu aberto, proporcionando contato com ruínas e atrativos naturais que remontam ao passado e ajudam a construir o presente”, finaliza.