Recém-nascido é encontrado em saco de lixo em Betim

Um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado dentro de um saco de lixo próximo a linha de trem no bairro Vianópolis, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (08).
O menino, ainda com cordão umbilical, foi descoberto pelos funcionários de uma comunidade terapêutica após perceberem movimentação dos sacos de lixo. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vianópolis e, em seguida, transferido para o Centro Materno Infantil de Betim pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Polícia Militar (PM) foi chamada e conseguiu localizar uma adolescente de 16 anos, muito nervosa e chorando. Ela confessou ser a mãe do recém-nascido e disse que escondeu a gravidez de aproximadamente da família. A jovem foi levada para a mesma unidade médica com lesões e sangramento devido ao parto.
O Conselho Tutelar foi acionado e ficará responsável pelo caso. A Polícia Civil também investiga o abandono do bebê. A instituição ressalta que o abandono de recém-nascidos é crime e que, em caso de gestação indesejada, é possível recorrer a ajuda do Sistema Único de Saúde (SUS) e de entidades de apoio à gestante.
A Itatiaia teve acesso a um vídeo que mostra o momento em que o bebê é retirado do saco de lixo: