GeralItabirito

Itabirito: programa Trilha Empreendedora recebe palestra com Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Itabirito realizou uma palestra com o tema “Eu sou up! Acreditar, superar e vencer”, para alunos do programa Trilha Empreendedora, da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José. O evento contou com a participação do músico Eduardo Gontijo, mais conhecido como Dudu do Cavaco, e de seu irmão Leonardo Gontijo, presidente do Instituto Mano Down.

A palestra, que contou com a presença de alunos do 9º ano, tratou de temas como diversidade, protagonismo e cidadania, e teve como objetivo incentivar a cultura do empreendedorismo e da inclusão. Segundo Leonardo Gontijo, a palestra trouxe conhecimentos sobre comportamentos empreendedores não apenas do segundo setor, mas também do terceiro setor, que é trabalhar com impacto.

O programa Trilha Empreendedora, fruto de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acompanha 120 estudantes do 8º ao 9º ano com objetivo de incentivar a cultura do empreendedorismo, o espírito de iniciativa, a cooperação e a criatividade.

“A palestra, que falou exatamente sobre superação, foi mais uma ação do Trilha Empreendedora, iniciado em agosto do ano passado. Se os estudantes querem ser empreendedores, eles não podem desistir diante da primeira barreira. Por isso, a palestra trouxe a perspectiva de vencer os próprios desafios”, destacou Carlos Magno, gestor de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira foi a primeira a receber o Trilha Empreendedora, iniciativa-piloto do Programa Municipal de Fomento ao Empreendedorismo, que capacita estudantes por meio de oficinas e consultorias. A diretora da escola, Ana Zuppo, ressaltou a importância do projeto para a comunidade e para a formação dos estudantes.

“Todos nós sonhamos e nossos adolescentes não são diferentes. Com um impulso desse, o sonho fica mais suave e mais próximo deles. O que eles aprendem aqui é levado para a comunidade e tem grande valor em casa, na rua, no bairro. E os estudantes retornam esse conhecimento para a escola, o que é muito prazeroso”, afirmou.

Os alunos que participaram da palestra destacaram a importância do aprendizado e da interação com os palestrantes. “Foi possível conhecer outras realidades, como a do Dudu, que tinha uma dificuldade em relação à música, conseguiu aprender e está levando ao Brasil inteiro”, afirmou Gustavo Teixeira, do 9º ano. Já Isabela Silva destacou a forma como a palestra foi conduzida. “Nos ensinou de forma divertida, interagindo com todos, maneiras para continuarmos seguindo os sonhos e persistir. Sempre há uma forma. Todos são diferentes e conseguem aprender”, ressaltou.

Sobre o projeto

O projeto Trilha Empreendedora acompanha 120 estudantes do 8º ao 9º ano com objetivo de incentivar a cultura do empreendedorismo, o espírito de iniciativa, a cooperação e a criatividade.

“O ensino de empreendedorismo e de finanças tem se tornado cada vez mais relevante na sociedade atual. Essas habilidades são essenciais para capacitar as crianças a se tornarem cidadãos independentes, capazes de enfrentar os desafios econômicos e financeiros do mundo real”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Pedrosa.

O projeto ainda visa fomentar o desenvolvimento local, possibilitando aos alunos envolvidos experiências no contexto do empreendedorismo e um intercâmbio de vivências e de ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo