
Um internauta que se apresenta nas redes sociais com o nome de Cledney Francisco fez uma postagem no grupo Itabirito MG, que conta com mais de 20 mil membros, tecendo críticas a um ex-vereador da cidade, o qual não foi devidamente identificado na publicação.
“Ex-vereador cachaceiro que bateu o carro todo irregular na Rodoviária Nova e quis fugir e abafar o caso: ninguém mais está aguentando suas postagens lero-lero. Fale dos benefícios que seus parentes receberam, como asfalto em área rural e sua mansão. Enquanto isso, a viúva está desapropriando até meio do mato para gerar dinheiro em alguns CPFs. ‘Sextou’. Decide se quer ser vereador, prefeito ou deputado federal”, escreveu o internauta.
Apesar de não ter citado de forma direta o nome do ex-vereador em questão, o conteúdo da mensagem deixa subentendido que se trata de Ricardo Oliveira, que esteve na Câmara Municipal de Itabirito na legislatura de 2017 a 2020.
Isso porque o ex-vereador esteve envolvido em um episódio de atropelamento, em meados de 2020, ano em que tentou se eleger prefeito da cidade, mas acabou sendo derrotado por Orlando Caldeira. Ricardo teve 6.558 votos (23,34%) e Orlando recebeu 16.802 votos (59,81%).
Sobre o atropelamento
Na noite do dia 24 de outubro de 2020, ocorreu um atropelamento, próximo ao estacionamento do Supermercado BH, localizado às margens da BR-356, em Itabirito. O acidente envolveu o pedestre Fernando José de Oliveira, que foi atingido por um veículo Fiat Doblô, conduzido por Ricardo Oliveira, então vereador e candidato a prefeito de Itabirito
Segundo relatos de uma testemunha, que estava com Fernando, eles estavam aguardando a chegada de um ônibus de transporte no estacionamento do supermercado. Ao avistarem um ônibus com características semelhantes ao que esperavam, iniciaram a travessia da via utilizada para entrada e saída do estacionamento.
No entanto, antes de concluírem a travessia, perceberam que não se tratava do ônibus que aguardavam e decidiram retornar. Foi nesse momento que Fernando foi atropelado pelo veículo Fiat Doblô do ex-vereador Ricardo Oliveira. A vítima rolou pelo capô do veículo, bateu no para-brisa e foi lançada para a frente, caindo no solo logo em seguida.
Após o acidente, testemunhas, incluindo funcionários do supermercado, prestaram socorro a Fernando. Um dos funcionários do estabelecimento entrou em contato com a Brigada Municipal para solicitar ajuda médica. Enquanto aguardavam o atendimento, o condutor do veículo, Ricardo Oliveira, ex-vereador da cidade, havia deixado o local.
A equipe da Brigada Municipal chegou ao local e prestou os primeiros socorros a Fernando. Após os cuidados iniciais, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito. No atendimento, foi constatado que Fernando apresentava pequenos cortes no punho da mão esquerda, além de contusões na pélvis e no tórax, sem fraturas.
O ex-vereador Ricardo Oliveira entrou em contato com a Polícia Militar, relatando que estava passando mal devido à pressão alta e se dirigindo ao hospital de Itabirito. Ricardo foi orientado pela Polícia Militar a buscar atendimento médico e, após receber alta, comparecer à sede da 250ª Cia PM para dar prosseguimento ao registro do atropelamento.
Após receber alta hospitalar, Ricardo Oliveira se apresentou na sede da 250ª Cia PM e relatou sua versão dos fatos. Ele mencionou que não estava se sentindo bem no dia do acidente, com dores de cabeça e pressão alta devido à sua condição de hipertenso.
Segundo ele, estava no supermercado para deixar um amigo quando, ao sair do estacionamento e pegar a via reta, acelerou o veículo e foi surpreendido por um pedestre que surgiu repentinamente na sua frente, resultando na colisão.
O carro do ex-vereador estava com licenciamento atrasado desde 2018 e, por isso, acabou sendo recolhido ao pátio do Detran, em Ouro Preto.