GeralItabirito

Grupo Avante completa 5 anos e lança programa de sustentabilidade

O Grupo Avante, que celebra 5 anos de fundação neste mês de maio, está cumprindo seu plano de expansão de forma consistente. Em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Grupo lançou em março deste ano o Programa Avante de Sustentabilidade (PAS). O programa é baseado em três pilares interconectados – ambiental, social e econômico – e busca promover o bem-estar social, uma economia sustentável e iniciativas de preservação ambiental. O PAS representa a consolidação das boas práticas que o Grupo já adotava, com foco nos pilares Pessoas, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade.

Os debates globais em torno dos desafios urgentes de ESG (ambiental, social e governança) têm impulsionado práticas que já estavam em andamento dentro da empresa. A cada desafio técnico e operacional superado, novos aprendizados e experiências são adquiridos, contribuindo para alcançar metas e objetivos.

No eixo ambiental, as discussões sobre a redução da emissão de gases de efeito estufa, iniciadas em 2022, estarão cada vez mais presentes na agenda diária das empresas do Grupo nos próximos períodos. Pensando nas futuras gerações e na sustentabilidade das comunidades após o esgotamento de suas reservas, o Grupo Avante constrói diariamente um legado social, econômico e ambiental positivo. Projetos como a Rota Turística Jaguara têm como objetivo impulsionar e desenvolver a cadeia econômica e produtiva local por meio do turismo, e são a base para diversas outras ações planejadas para os próximos anos. O foco é gerar renda e promover a independência econômica das comunidades vizinhas, que atualmente compõem 90% da força de trabalho das empresas do Grupo Avante. O esporte e a educação também desempenham um papel importante nas ações de inclusão e cidadania, como meio de transformação social para crianças, jovens e adultos.

No que diz respeito a projetos, as obras de ampliação e implantação de duas importantes estruturas, os terminais CDA em Congonhas e CDB em Barão de Cocais, terão início ainda este ano. Esses terminais posicionarão o Grupo Avante em um novo patamar logístico e operacional, solucionando grande parte dos gargalos logísticos em parceria com outras empresas da região. O Terminal CDA permitirá a operação de duas linhas ferroviárias distintas, escoando toda a produção local para os principais portos marítimos do país.

O Grupo Avante continua comprometido em seguir as diretrizes legais e as melhores práticas reconhecidas globalmente, buscando elevar a qualidade dos processos, o controle de riscos, a segurança operacional e as iniciativas voltadas para o cuidado com o meio ambiente e as comunidades.

Sobre o Grupo

O Grupo Avante, fundado em 2018, engloba as empresas GSM Mineração, Ferro Puro Mineração, GSS Mineração, CDA Logística e CDB Logística, que têm como atividade principal a produção e operação logística de minério de ferro. Mineiro de coração e atuação, possui sua sede administrativa localizada em Nova Lima, e as unidades operacionais estão em Barão de Cocais, Itabirito, Santa Bárbara e Congonhas, região conhecida como Quadrilátero Ferrífero. Tendo como propósito “Transformar e cuidar de todas as vidas, praticando a mineração do futuro, hoje”, o Grupo atua em consonância com os 4 pilares que norteiam suas decisões estratégicas: Pessoas, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade.

A empresa começou a ser “sonhada” em 2008, com a meta de promover a mineração, uma atividade essencial ao desenvolvimento humano, de modo mais seguro, sustentável e socialmente responsável. À época, dois dos fundadores iniciaram a busca pelo primeiro ativo mineral, tendo em mente os pilares que sustentam todas as ações do Grupo. Para tanto, debruçaram-se sobre profundas análises dos aspectos mercadológicos e estratégicos da mineração. Foram dez anos dedicados ao planejamento minucioso, período em que outros dois fundadores se uniram à dupla sonhadora.

Alinhado à missão de fazer uma mineração diferente, o Grupo Avante vai muito além do cumprimento dos requisitos legais da atividade. Atualmente, 90% de todas as ações direcionadas aos seus quatro pilares não são obrigatórias, e sim iniciativas proativas da empresa. O comprometimento com os valores humanos e ambientais que os norteiam reflete-se em uma cultura interna forte e uma equipe engajada e alinhada aos seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo