Tributos sobre gasolina e etanol sobem a partir desta quinta-feira (29)

Foi confirmado pela Secretaria da Receita Federal que a Medida Provisória que estabelecia alíquotas reduzidas de tributos federais para gasolina e etanol perdeu sua validade. Isso significa que, a partir desta quinta-feira (29), os impostos federais sobre esses combustíveis serão maiores.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e o Instituto Combustível Legal (ICL), o aumento na tributação será de R$ 0,34 por litro para a gasolina e de R$ 0,22 por litro para o etanol. Se esse aumento for repassado ao consumidor, os preços desses combustíveis ficarão mais elevados.
Inicialmente, estava previsto que os tributos federais aumentariam somente em 1º de julho, porém, devido ao término da validade da Medida Provisória que reduzia a tributação federal, o aumento foi antecipado em dois dias.
Com o retorno da cobrança integral dos impostos federais, a tributação total sobre a gasolina passará de 29%, valor atual, para 35,3% a partir de quinta-feira. Isso significa que mais de um terço do preço da gasolina será composto por tributos estaduais e federais.
Quanto ao etanol, a carga tributária aumentará de 12,9% para 18,8%, de acordo com informações do Instituto Combustível Legal (ICL), com base nos valores dos combustíveis em 17 de junho.