GeralItabirito

Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Étnica Racial empossa novos membros em Itabirito

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Itabirito realizou a posse dos novos membros do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Étnica Racial (Compir). O evento, realizado na sede da Corporação Musical Santa Cecília, contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, que terão mandato até junho de 2025.

O prefeito Orlando Caldeira destacou a importância da luta pela igualdade étnica e racial, enfatizando o empenho da cidade em concretizar esse direito para todos os cidadãos brasileiros. Já o vice-prefeito, Elio da Mata, ressaltou a dedicação da Prefeitura de Itabirito em promover metas e programas voltados para essa causa tão relevante.

O Comitê é composto por 12 membros titulares e 12 suplentes, seguindo uma representação paritária. Seis representantes do poder público foram indicados pelas secretarias de Esportes e Lazer, Educação, Assistência Social, Patrimônio Cultural e Turismo, Saúde e pelo Gabinete do Prefeito. Além disso, seis representantes das entidades civis, como Grupo Cultural Cativeiro de Capoeira, Bloco Urucum, Fanpaz, Bloco Cultura de Ritmo Afro Axé-Igbá, Sindicato dos Tecelões e Casa Espírita Nossa Senhora Santana, também integram o Compir.

O membro do Compir, Antônio Carlos Dias, comemorou a reativação do Comitê e a importância dessa conquista para a cidade. Ele enfatizou sua dedicação de 35 anos à causa e expressou sua esperança de que o trabalho do Comitê continue rendendo frutos significativos para a promoção da igualdade étnica e racial.

O Comitê Municipal será coordenado pela Secretaria de Esportes e Lazer, destacando a relevância do esporte como um meio para reforçar a pauta da igualdade racial em âmbito global. O secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, ressaltou o avanço representado pelo Comitê e a importância de unir pessoas experientes na luta pela igualdade racial com jovens engajados, reforçando que a busca pela igualdade étnica é essencial para uma sociedade verdadeiramente humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×