
Em Itabirito, no Alto Velhas, os produtores rurais estão sendo remunerados pelos serviços ecossistêmicos prestados à sociedade. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Comitê, a Agência Peixe Vivo, o Subcomitê Rio Itabirito, a Prefeitura de Itabirito, a organização não governamental internacional The Nature Conservancy (TNC) e a Coca Cola do Brasil.
O lançamento oficial desse programa ocorreu no início do mês passado, em um evento realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito. Sob a coordenação da Peixe Vivo, a primeira fase do programa tem como objetivo beneficiar 40 produtores rurais até 2024, com recursos no valor de R$ 800 mil. Inicialmente, 10 produtores que já estão mais avançados na aplicação das medidas de proteção e conservação receberam valores de até R$ 20 mil.
Um novo vídeo, publicado no canal do CBH Rio das Velhas no YouTube, mostra a cerimônia de lançamento e também apresenta depoimentos que detalham o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Bacia do Rio das Velhas.