Inmetro alerta sobre golpes de falsos fiscais em residências em Minas Gerais
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alertou sobre golpes envolvendo pessoas mal-intencionadas que estão se passando por fiscais do órgão para aplicar golpes em residências no estado de Minas Gerais. Utilizando uniformes, crachás e documentos falsificados, os golpistas têm alegado serem fiscais do Inmetro e oferecido produtos como kits para gás de cozinha. Casos já foram registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Vespasiano, na Grande BH, um homem perdeu cerca de R$ 5 mil depois de cair em um golpe. O idoso deixou um criminoso que se apresentou como agente do Inmetro entrar em sua casa e acabou sendo mais uma vítima.
Os golpistas têm solicitado pagamentos em dinheiro, pix ou cartão, alegando evitar supostas multas ou autuações. O Inmetro enfatiza que nunca realiza cobranças em campo, e todas as taxas e multas são recolhidas por meio de pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU), sendo possível verificar essa informação nos canais oficiais do órgão.
Em casos legítimos de fiscalização, o responsável pelo estabelecimento tem o direito de solicitar a apresentação de documentos oficiais e entrar em contato com a unidade do Inmetro responsável pela fiscalização, como os Institutos de Pesos e Medidas.
Diante de qualquer suspeita ou abordagem suspeita, a orientação é acionar a polícia imediatamente (190) e denunciar à Ouvidoria do Inmetro por meio do telefone 0800 185 1818 (em horário comercial) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria. O Inmetro reitera seu compromisso com a transparência, integridade e responsabilidade em suas ações e se empenha em combater fraudes como essa para garantir a segurança e a confiança em seus serviços.