Minas Gerais exporta primeiro lote de lítio verde do Brasil
Nesta quinta-feira (27), ocorreu o embarque do primeiro lote de “lítio verde” extraído do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para exportação no porto de Vitória. O lítio é um mineral essencial para a produção de baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos, fármacos e, principalmente, para equipar veículos elétricos, impulsionando a indústria da transição energética.
A remessa enviada à empresa chinesa Yahua contém 15 mil toneladas de lítio de alta pureza e 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos. A estimativa é que até o final do ano sejam exportadas cerca de 130 mil toneladas.
A empresa brasileira Sigma Lithium é responsável pela produção do “lítio verde” pré-químico, destacando-se por não possuir barragem de rejeitos e reciclar a água utilizada no processo, sem o uso de agentes químicos. Os rejeitos também são comercializados para recuperação de minerais residuais.
Essa operação é estratégica para a cadeia de insumos da transição energética, promovendo fontes sustentáveis e aumentando o valor agregado do produto. O projeto Vale do Lítio foi lançado para atrair investimentos internacionais na região, que possui grande potencial de extração de lítio de alta pureza, otimizando sua utilização na fabricação de baterias mais potentes. A região do Vale do Lítio abrange vários municípios em Minas Gerais, considerada a maior reserva brasileira de lítio, garantindo matéria-prima a longo prazo. O Brasil está entre os países com maior potencial de extração de lítio, ao lado do Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália.