
Nesta quinta-feira (27), a empresa UrbBrasil, responsável pela Regularização Fundiária Urbana (REURB) do Balneário Água Limpa, e representantes da Prefeitura de Itabirito se reuniram para definir a instalação de equipamentos públicos no bairro, que pertence aos municípios de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, e Nova Lima, na Grande BH.
Durante o encontro, foram definidos os locais para a construção de importantes equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade. Entre as instalações planejadas estão uma creche para crianças de 0 a 5 anos, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um posto policial, uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma escola e um campo de futebol.
As obras das primeiras instalações estão programadas para começar no dia 20 de agosto. A UrbBrasil informou ao Sou Notícia que, com exceção da escola, cuja construção demandará mais tempo, a previsão é que todos os demais equipamentos estejam finalizados no Balneário Água Limpa até o fim deste ano.
A creche, por exemplo, estará pronta e disponível para a população no próximo ano letivo, beneficiando diversas famílias que necessitam de apoio para o cuidado e desenvolvimento de seus filhos. O posto policial também será estrategicamente construído em uma posição elevada do terreno, proporcionando ampla visão e maior segurança para os moradores da região.
A reunião, que aconteceu em uma área institucional desapropriada no Balneário Água Limpa, contou com a participação de representantes da UrbBrasil, incluindo o presidente da empresa, Bernardo Graciano, e o engenheiro e diretor de operações, Eduardo Quintanilha de Albuquerque. Além disso, estiveram presentes autoridades da Prefeitura de Itabirito, como a secretária de Educação, Iracema Mappa, o sub-secretário de Esportes e Lazer, Eduardo, bem como representantes das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, e também o vereador Márcio Oliveira (Cidadania).
A regularização fundiária no Balneário Água Limpa representa uma conquista significativa para os moradores da região, que há décadas convivem com precárias condições de infraestrutura e saneamento básico. Há mais de sete décadas, uma construtora vendeu cerca de 12 mil lotes com a promessa de criar uma área de lazer na localidade do Balneário Água Limpa. No entanto, o projeto nunca saiu do papel, e a área ficou abandonada.
Nos anos 90, o crescimento desordenado da capital atraiu milhares de famílias, que se instalaram irregularmente no local. Com o anúncio da instalação de uma grande fábrica em 2007, a ocupação aumentou ainda mais.
Atualmente, mais de 6 mil famílias vivem na localidade, totalizando uma população de mais de 20 mil pessoas. A falta de infraestrutura urbana e saneamento básico tornou essa ocupação uma das maiores do país, afetando as cidades de Itabirito e Nova Lima.
Com a definição dos locais para os equipamentos públicos, a expectativa é que a vida dos moradores da região melhore significativamente, proporcionando acesso a serviços essenciais e condições mais dignas de moradia. O trabalho da empresa UrbBrasil e da Prefeitura de Itabirito é visto como um passo importante para a transformação do Balneário Água Limpa.
Fotos: @Rafael Cunha | UrbBrasil.