Mais uma situação de vandalismo na Gruta de Nossa Senhora das Graças, localizada no Alto da Serra da Santa, às margens da BR-356, no quilômetro 45, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
A imagem de Nossa Senhora das Graças que se encontra no local foi danificada por algum vândalo, tendo a mão e a cabeça quebradas. Além disso, foi ateado fogo na imagem da santa.
A situação é reincidente, uma vez que, em 2022, outra imagem também foi danificada. Um grupo de amigos passou no local, viu que a santa havia sido vandalizada e decidiu comprar uma nova imagem para ser colocada na localidade.
Uma nova imagem já foi adquirida pelo grupo, com autorização do padre Miguel Ângelo Fiorillo, e será colocada no local em breve.
A comunidade de Itabirito se encontra frustrada e revoltada diante da situação, pois a ausência de segurança e proteção adequadas ao patrimônio religioso tem permitido a recorrência desses atos de vandalismo. Uma pessoa que prefere não se identificar e que faz parte do grupo de amigos que se dedica a cuidar da imagem lamentou o descaso da Prefeitura de Itabirito com a Gruta de Nossa Senhora das Graças. “Esse local poderia ser turístico, atraindo pessoas de vários lugares para conhecer mais sobre a gruta, sobre Nossa Senhora das Graças e também sobre a cidade de Itabirito. Mas, lamentavelmente, a prefeitura tem um profundo descaso, por ser uma localidade de responsabilidade do DNIT”, disse.