
Nesta quarta-feira (23), três artefatos explosivos de mais de 30 anos foram encontrados em uma residência no bairro Funcionários, em Itabirito, Região Central de Minas Gerais, levando à mobilização das autoridades locais para garantir a segurança da comunidade.
A descoberta do artefato explosivo ocorreu na Rua Frederico Ozanan. Para lidar com a situação delicada, a Brigada Municipal de Itabirito, sob o comando do sargento militar Edivandro das Graças, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi imediatamente acionada.
A área foi isolada pela Polícia Militar, juntamente com a Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), para evitar qualquer risco à população local. Além disso, o esquadrão antibomba do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) também foi chamado para investigar e lidar com o artefato.
As ruas Frederico Ozanan e José Luiz dos Reis foram interditadas como medida de precaução, e os moradores da área receberam orientações para deixarem temporariamente suas casas, garantindo sua segurança.
O sargento Edivandro das Graças, da Brigada Municipal de Itabirito, detalhou a situação: “Quando chegamos ao local, confirmamos que havia três explosivos, aparentemente dinamite. Indagamos o solicitante, e ele nos informou que esses explosivos estavam na residência há mais de 30 anos, mas ele não tinha conhecimento disso. Segundo ele, seu pai tinha uma loja de conserto de geladeiras, e um vizinho entregou os explosivos. Quando ele estava organizando o depósito, descobriu os explosivos. Diante dos fatos, acionamos a Polícia Militar para dar continuidade à ocorrência.”
O sargento Dias, da Polícia Militar, destacou a ação coordenada das autoridades: “A Polícia Militar tem um sistema integrado junto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Assim que o sargento Edivandro viu que a ocorrência requeria apoio da PM, o próprio sistema nos acionou. Chegando ao local, avaliamos a situação e acionamos o Bope, também por meio do sistema. A Polícia Militar dispõe de um esquadrão antibombas pertencente ao Bope, e as equipes foram direcionadas para o local. Isolamos a área até a chegada do Bope, com o apoio da Guarda Municipal e dos Bombeiros, fazendo o isolamento máximo possível da região. A população colaborou prontamente, e o Bope já está no local tomando as medidas necessárias. A Polícia Civil também foi acionada para realizar a perícia.”
As autoridades estão trabalhando em conjunto para garantir a segurança da comunidade e a remoção segura dos artefatos explosivos, a fim de evitar qualquer incidente.