Alvo prioritário da lista Procura-se de MG é assassinado por traficantes no Complexo do Alemão, no RJ

Nesta terça-feira (29), um dos alvos prioritários da lista do Programa Procura-se, de Minas Gerais, David Benedito dos Santos Neto, de 29 anos, foi encontrado morto após um suposto conflito entre narcotraficantes na Comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Após um intercâmbio de informações com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi confirmado que o corpo de David, conhecido como “Lerdão,” foi descoberto por moradores nas proximidades da Comunidade da Fazendinha, apresentando ferimentos causados por disparos de arma de fogo. As circunstâncias exatas da sua morte estão sob investigação pela Delegacia de Homicídios da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Vale ressaltar que este incidente não possui qualquer relação com operações policiais realizadas pelas forças de segurança do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
David Benedito Neto estava na lista prioritária do Programa Procura-se de Minas Gerais devido ao seu suposto envolvimento com uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro e seus esforços para expandir a rede criminosa para o sudoeste de Minas Gerais.
A inclusão de David na lista foi resultado de um trabalho coordenado pela Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na região de Andrelândia e São Vicente de Minas, onde havia indícios da atuação de uma organização criminosa.
As autoridades de segurança estão trabalhando incansavelmente para localizar e prender os dez alvos restantes da lista do Programa Procura-se, lançada recentemente.
No que diz respeito a outra pessoa na lista, Roberto Carlos Paranhos, policiais militares e civis realizaram ações de inteligência e operações policiais na última segunda-feira (28) nas cidades de Capelinha, Angelândia e Setubinha, com o apoio da Diretoria de Inteligência e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMMG. Durante essas diligências, identificou-se que Paranhos era especialista em áreas rurais e era conhecido como “Lázaro de Minas”. Ele utilizava propriedades abandonadas para esconder-se e vigiar propriedades alvos de seus crimes, principalmente roubos. Após um cerco estratégico, houve um confronto armado, resultando na morte de Paranhos e de seu comparsa, que estavam armados, incluindo com uma arma de calibre restrito.
O Programa Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, em colaboração com diversas agências de segurança e tem como objetivo capturar indivíduos foragidos da Justiça, através de ações coordenadas das forças de segurança e da participação do público, por meio de denúncias ao Disque Denúncia Unificado 181. Mais informações sobre os alvos do programa estão disponíveis no site: http://procurase.seguranca.mg.gov.br/.