GeralItabirito

Programa Mais Pecuária Brasil em Itabirito gera resultados positivos com inseminação artificial de bovinos

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, está comemorando os primeiros resultados positivos do programa Mais Pecuária Brasil. Este programa, que utiliza a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) de bovinos em propriedades rurais, iniciou em novembro do ano passado e já está contribuindo para o melhoramento genético do rebanho local.

Neste mês de setembro, os produtores de Itabirito estão colhendo os frutos do programa, com o nascimento dos primeiros animais gerados por meio da inseminação artificial. Os bezerros que vieram ao mundo graças a esse processo carregam a genética de touros das raças Holandês, Girolando 3/4 e Girolando 5/8.

O programa está em constante evolução, com outros animais em diferentes estágios de gestação devido à adesão de novos produtores, a inclusão de mais animais dos produtores cadastrados e o início de protocolos em animais inseminados durante a última visita do técnico à região de Itabirito, cuja prenhez ainda está sendo confirmada.

O Secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Rainer Cardoso, ressaltou a importância do programa para os produtores locais, afirmando que “o programa traz ao produtor a possibilidade de aplicar tecnologia em sua propriedade, a custo zero, proporcionando o melhoramento genético do rebanho e o aumento dos níveis produtivos. Daremos continuidade ao programa no município e permitiremos que novos produtores realizem a adesão para colher diversos benefícios.”

Uma das propriedades rurais beneficiadas pelo programa é a Fazenda Campo Redondo, localizada na Serra da Jaguara, no distrito de Acuruí, que já celebra o nascimento de duas novas bezerras. O produtor rural Alvino Ferreira Lima expressou sua aprovação pelo programa, destacando sua gratuidade e elogiando a iniciativa.

A técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) oferece a vantagem de inseminar animais em datas e horários predefinidos, além de permitir o trabalho com um maior volume de animais em comparação com a inseminação artificial convencional. Essa técnica também resulta na concentração temporal dos partos das vacas, melhoramento genético, maior controle reprodutivo e menor intervalo entre os partos.

O Programa Mais Pecuária Brasil é uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a Alta Brasil, com o objetivo de aprimorar o rebanho bovino nacional por meio do melhoramento genético dos plantéis de pecuaristas. O programa foi implementado em Itabirito após a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Conafer no ano passado.

A iniciativa tem fortalecido a agricultura e a pecuária na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade no setor agropecuário local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo