Geral

MG é o estado com o maior número de cães de busca e resgaste credenciados no Brasil

Na última semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) desempenhou um papel fundamental ao sediar a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, etapa Minas Gerais, promovida pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom. Esta certificação desempenha um papel crucial na determinação da participação desses cães em missões nacionais e internacionais de busca e resgate.

As provas para a certificação ocorreram na cidade de Brumadinho e contaram com a participação de militares representando os estados do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, juntamente com binômios de diversos batalhões do estado mineiro.

Os binômios, formados pelo cão e seu condutor, enfrentaram testes rigorosos de obediência, destreza e, o mais importante, busca por vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais e urbanos, além da localização de restos mortais. Todos esses ambientes simulam situações reais de desastres, onde as equipes são chamadas para buscar vítimas.

A certificação desempenha um papel crucial na garantia de que esses binômios estão devidamente preparados para enfrentar situações de desastre. Ela visa padronizar as atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) em todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Minas Gerais se destaca como o estado com o maior número de certificações válidas no país. A constante busca por capacitação e aprimoramento dos profissionais do CBMMG resulta em um impacto positivo nos atendimentos à sociedade.

A Corporação mantém cinco Canis (Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC) estrategicamente distribuídos em todo o estado para melhor atender à população mineira.

O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, vice-presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), destacou o compromisso do CBMMG com a capacitação dos binômios, tornando-os operacionais e aptos para missões de nível nacional e internacional.

O capitão Lucas Silva Costa, comandante da Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, ressaltou a importância da certificação, que eleva o nível técnico dos binômios, tornando-os aptos a enfrentar desastres, como desabamentos e soterramentos.

Minas Gerais é um dos estados que mais investe na capacitação de cães de busca e salvamento, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios. A tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, destacou a importância desses cães, que foram cruciais na localização das vítimas desaparecidas nos rejeitos.

Os cães de busca do CBMMG, como Bono e Chronos, também atuaram em tragédias causadas pelas chuvas em estados como o Rio de Janeiro e Pernambuco. A Certificação Nacional atesta que esses cães estão prontos para enfrentar desafios de busca em Minas, no Brasil e no mundo, demonstrando o compromisso da corporação com a excelência em suas operações de busca e resgate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×