Direita mostra força e elege 3 evangélicos para o Conselho Tutelar em Itabirito; confira os resultados

A população de direita mostrou sua força ao eleger três evangélicos para o Conselho Tutelar de Itabirito. A votação ocorreu neste domingo (01) em todo o Brasil. Em Itabirito, a eleição aconteceu na Escola Municipal José Ferreira Bastos, no bairro Bela Vista, das 8h às 17h.
Das cinco vagas disponíveis, três serão ocupadas por evangélicos, sendo eles: José Carlos Fernandes, da Igreja Universal do Reino de Deus; Márcia de Oliveira, da Igreja do Evangelho Quadrangular; e Íris Lopes Silva Morais, da Assembleia de Deus. Vale ressaltar que Márcia e Íris foram reeleitas para mais um mandato.
Completam a lista de eleitas Efigênia Mendanha, que já atuou como conselheira tutelar na cidade, e Keyla Isabel Marques Silva, um novo nome no Conselho Tutelar de Itabirito.
A ordem exata dos eleitos por quantidade de votos foi a seguinte:
José Carlos Fernandes – 380 votos.
Márcia Zeli Esteves de Oliveira – 292 votos.
Efigênia Mendanha – 279 votos.
Íris Lopes Silva Morais – 275 votos.
Keyla Isabel Marques Silva – 231 votos.
Os conselheiros tutelares foram eleitos para assumirem seus cargos em 10 de janeiro de 2024, cumprindo um mandato que se estenderá até 09 de janeiro de 2028. Além de ter a oportunidade de prestar serviços à comunidade e contribuir para a proteção das crianças e adolescentes, os conselheiros eleitos receberão uma remuneração de R$ 3.296,19, com uma carga horária mínima de trabalho de 40 horas por semana.
Ao todo, 15 candidatos disputavam as vagas. Destaque para Maria Aparecida dos Santos Gonçalves, que em sua primeira tentativa registrou uma votação expressiva, com 170 votos, ocupando a sétima colocação. Ela e os demais candidatos são suplentes. Confira a lista:
Maria Auxiliadora da Silva Salomão – 212 votos.
Maria Aparecida dos Santos Gonçalves – 170 votos.
Dayanne dos Santos Costa Viana – 114 votos
Denise Italiano da Silva Braga – 109 votos.
Ayeska da Silva Alves – 99 votos
Valdineia Silva Dias – 64 votos.
Ana Paula da Cruz – 56 votos.
Kelly Daiane de Carvalho Araújo – 55 votos.
Silvana Resende Maia – 17 votos.
Wenisley Basílio Lima – 5 votos.
Foram 2.358 votos válidos. A chuva intermitente registrada nesta tarde pode ter comprometido a votação, já que o número registrado foi baixo.
Denúncias de boca de urna foram realizadas, com candidatos e familiares conduzindo pessoas ao local de votação, o que é proibido, conforme o edital. As denúncias vão passar pela comissão eleitoral e serão devidamente apuradas. Caso sejam procedentes, alguns dos candidatos eleitos podem não assumir o cargo.
A Justiça Eleitoral cuidou do funcionamento das urnas eletrônicas durante a votação. Foram disponibilizadas 22 urnas eletrônicas.
Conselho Tutelar
O papel do Conselho Tutelar é fundamental para assegurar o respeito e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em nossa cidade. Os conselheiros tutelares desempenham uma função essencial na proteção dos jovens em situações de vulnerabilidade, bem como na promoção de um ambiente seguro e propício para o seu crescimento saudável.