GeralItabirito

Vereador propõe Programa de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, aos Saraus e aos Slams em Itabirito

Durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, realizada na noite da segunda-feira (09), o vereador Anderson Martins do Sou Notícia (MDB) falou sobre um projeto de sua autoria que visa incentivar e valorizar manifestações culturais, como as batalhas de rimas, os saraus e os slams.

O Projeto de Lei (PL) 231/2023 sugere um “Programa de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, aos Saraus e aos Slams,” e tem como objetivo principal descentralizar a política cultural, preservar o uso do espaço público e estimular a formação cultural e a profissionalização relacionadas às manifestações culturais populares em Itabirito.

O vereador destacou a importância de promover atividades culturais que não apenas entretenham, mas também enriqueçam a comunidade local. Ele enfatizou a relevância de criar um ambiente onde a juventude possa expressar suas vozes e talentos de forma positiva, sem fazer apologia a comportamentos prejudiciais.

“Tem como cantar músicas, pegar a cultura e colocar em notas musicais, trazendo em pauta a realidade da nossa vida, sem precisar fazer apologia às drogas, ao crime, ao terrorismo. Estou apresentando este projeto e tenho certeza que vai valorizar o pessoal do Padre Adelmo, do Marzagação, do Água Limpa. As praças que foram inauguradas serão palcos para as batalhas de rimas, porque eu acho que isso é de muita importância. Esse projeto é uma homenagem à galera das rimas,” afirmou o vereador Anderson Martins.

O programa proposto também visa fortalecer e estruturar a rede de agentes culturais envolvidos na promoção dessas manifestações culturais populares na cidade, reconhecendo a importância desses eventos para a cultura local.

Na implementação do programa de incentivo, serão adotadas diversas ações, que incluem a valorização da produção cultural periférica, a ocupação cultural do espaço público e a promoção da formação cultural. O projeto agora segue para análise e votação na Câmara Municipal de Itabirito, onde será discutido e avaliado por outros membros da Casa Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×