Após inúmeros questionamentos de parte da população sobre a demolição da parede frontal do Cine Teatro Liz Bastos, anteriormente conhecido como Cine Teatro Pax, a Prefeitura de Itabirito emitiu uma nota esclarecendo a situação.
De acordo com a prefeitura, o processo de demolição da área de tijolos cerâmicos maciços da parede frontal do Cine Teatro Liz Bastos foi iniciado nesta quarta-feira (18).
Essa ação se fez necessária devido ao impacto sofrido por esse elemento construtivo com o desabamento da marquise, que ocorreu em janeiro deste ano. Segundo a prefeitura, o desabamento afetou também os paredões laterais, que passarão por um reforço estrutural. Diante desse cenário, a forma mais segura de prosseguir com a demolição da cobertura foi por meios mecânicos, com o uso de uma escavadeira hidráulica.
Para possibilitar a entrada da máquina no teatro e realizar a demolição de forma adequada e segura, foi preciso criar uma abertura na parede frontal. Conforme informado na nota da prefeitura, durante a execução dessa abertura, uma viga de concreto, já fragilizada devido ao evento de janeiro, afetou a integridade de toda a parede frontal. Isso exigiu a demolição total da parede para garantir a segurança dos trabalhadores da obra e do público que frequentará o espaço público.
A Prefeitura de Itabirito enfatizou que a atividade de demolição está sendo executada de maneira controlada, com a utilização de todos os equipamentos de proteção coletiva e individual, além do isolamento da área com o apoio da Secretaria de Trânsito.
Diante dos eventos ocorridos, a parede frontal será totalmente reconstruída de acordo com o projeto aprovado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural do Município de Itabirito (Conpatri).
A nota ainda esclarece que alguns serviços contratuais, que já foram executados e pagos, foram demolidos pela decisão da construtora para garantir uma maior segurança nas atividades subsequentes do contrato, portanto, não haverá custos adicionais para o município devido ao retrabalho.