O Papa Francisco anunciou na quarta-feira (25), a nomeação do padre Geraldo de Souza Rodrigues como o novo bispo da Diocese de Januária, em Minas Gerais. Essa nomeação veio após a transferência de Dom José Moreira da Silva para a Diocese de Porto Nacional, em Tocantins, em dezembro de 2022.
Padre Geraldo de Souza Rodrigues, de 60 anos, é natural de Porto Firme, também em Minas Gerais, e é presbítero da Arquidiocese de Mariana desde 1988. Ao longo de sua trajetória, ele serviu como pároco na Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, entre 1999 e 2005, e atualmente ocupa o cargo de pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa. Além disso, ele é o vigário forâneo da forania de Viçosa.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação calorosa ao Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues em virtude de sua nomeação como bispo da Diocese de Januária. A CNBB destacou a importância de seu papel como pastor na continuidade da missão de anunciar o Evangelho e conduzir o rebanho em direção ao Reino definitivo. A mensagem também lembrou a devoção a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Januária, e ofereceu a proteção da Virgem Maria a seu ministério episcopal.
Geraldo de Souza Rodrigues é reconhecido por seu longo e dedicado serviço à comunidade católica e à Arquidiocese de Mariana. Sua jornada rumo ao sacerdócio começou em 1978, quando ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana. Ele continuou sua formação, estudando Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José de Mariana.
Ele foi ordenado diácono em 1987 e, no ano seguinte, em 1988, recebeu a ordenação presbiteral. Desde então, serviu em diversas paróquias, desempenhando funções pastorais, e ocupou cargos de liderança na Arquidiocese de Mariana, incluindo Coordenador Arquidiocesano de Catequese e representante arquidiocesano dos Presbíteros.
O novo bispo da Diocese de Januária também faz parte do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, demonstrando seu compromisso com a liderança eclesiástica. Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues traz consigo uma rica experiência pastoral e uma profunda devoção à sua vocação religiosa.
O arcebispo Metropolitano de Mariana, enviou uma saudação ao bispo eleito:
Estimado Mons. Geraldo de Souza Rodrigues, saudações, em Cristo!
Mais uma vez o Bom Pastor faz surgir, de nossa querida Arquidiocese de Mariana, outro Pastor para o Serviço do povo de Deus em sua Igreja.
Caríssimo irmão, recebemos com muita alegria a notícia de tua eleição, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para Bispo Diocesano de Januária. Nos alegramos contigo, nesta nova fase de tua vida e ministério.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor do Rebanho, o inspire, sempre mais, e o fortaleça nesta nova missão e que, Nossa Senhora das Dores, Padroeira da Diocese de Januária o acompanhe e o proteja.
Unidos à Diocese de Januária, elevamos ao Bom Deus, nossa gratidão e nossas preces com votos de que teu Ministério Episcopal, na Igreja Particular de Januária, produza muitos e bons frutos para o Reino de Deus.
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana