O distrito de Acuruí, em Itabirito, Minas Gerais, se transformará em um epicentro cultural entre os dias 2 e 5 de novembro com o Festival da Primavera de Acuruí. Este evento é a segunda etapa do Festival Das Montanhas e Águas de Minas, que ocorreu em junho, e agora traz à tona o encanto da primavera e a lenda regional de Mãe D’Ouro, vinculada à história do ouro na região.
A programação do Festival da Primavera de Acuruí é repleta de atividades gratuitas destinadas à comunidade local e à região. No dia 2 de novembro, o festival começa com a oficina “Flores do Cerrado – Como fotografar flores do cerrado”, ministrada por Áurea Neves, que está com inscrições abertas. No dia 3 de novembro, ocorrerá a abertura da Exposição de Fotos e da Feira de Flores, seguida por um emocionante Show de Prêmios. A Praça Principal de Acuruí será palco para a apresentação de Vitão da Viola, que trará canções do passado que continuam a encantar o público.
No dia 4 de novembro, a Praça Principal receberá a Feira de Artesanato e Gastronomia, uma apresentação teatral intitulada “O Romance da Cabra Cachaceira” e performances musicais de André Vitorino, com seu quebra queixo instrumental, e da banda de Forró Alcalyno, representando o forró mineiro que conquistou o Brasil com um repertório animado.
O encerramento do Festival está marcado para domingo, dia 5 de novembro, com a continuação da Feira de Artesanato e Gastronomia, a premiação da Princesinha da Primavera, a entrega de mudas gratuitas ao público do evento e apresentações musicais de Zé Carlos e Banda, além de Pirulito da Vila, que garantirão um dia repleto de música e diversão na Praça Principal.
O concurso Princesinha da Primavera está aberto a estudantes da escola de Acuruí. Os responsáveis pelas crianças interessadas podem procurar a escola para conhecer as regras do concurso e efetuar a inscrição. Os critérios de avaliação incluem o traje típico da Primavera, simpatia, alegria e desenvoltura.
O Festival Das Montanhas e Águas de Minas tem como objetivo resgatar e valorizar as raízes culturais das comunidades locais por meio de apresentações musicais tradicionais, como a viola caipira, orquestras, trios e bandas. Ele oferece um espaço para músicos locais, de Itabirito e região, em sua programação.
O Festival Das Montanhas e Águas de Minas é apresentado pelo Grupo Avante e pela Ferro Puro Mineração, uma empresa do Grupo Avante, com patrocínio da Jaguar Mining, Eletrobras Furnas e Prefeitura de Itabirito, por meio das Leis Estaduais de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet art. 18. A coordenação está a cargo do produtor cultural Rud Carvalho, a realização é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte, e a produção é da New View Entretenimento e Comunicação. A empresa Ferro Puro/Grupo Avante é a grande responsável pela viabilização do projeto, que promete encantar a todos com a riqueza cultural de Minas Gerais.
Programação – FESTIVAL DA PRIMAVERA DE ACURUÍ
Quinta feira – dia 2 de novembro:
9h às 11h: Oficina Flores do Cerrado – Como fotografar flores do cerrado, por Áurea Neves
Local: Associação de Moradores de Acuruí
Sexta-feira – dia – 3 de novembro:
16h: Abertura da exposição de fotos e Feira de flores
Local: Associação de Moradores de Acuruí
17h: Show de Prêmios: Praça Principal
21h: Vitão da Viola
Local: Praça Principal
Sábado – dia 4 de novembro:
13h: Feira de Artesanato e Gastronomia
Local: Praça Principal
15h: Teatro – O Romance da Cabra Cachaceira
Local: Cortejo da Associação de Moradores até a Praça Principal
18h: André Vitorino
Local: Praça Principal
20h: Forró Alcalyno
Local: Praça Principal
Domingo – dia 5 de novembro:
12:- Feira de Artesanato e Gastronomia
Local: Praça Principal
13h: Premiação Princesinha da Primavera
Local: Praça Principal
13h30: Entrega de mudas gratuitas pela Princesinha da Primavera
Local: Praça Principal
14h: Zé Carlos e Banda
Local: Praça Principal
16h: Pirulito da Vila
Local: Praça Principal
Serviço: inscrições para a Oficina Flores do Cerrado – Como fotografar flores do cerrado – podem ser feitas pelo telefone (31) 98746 2888.