Itabirito: Retiro Acqua Ville, no Água Limpa, celebra a entrega da iluminação pública em conquista histórica
A parte do bairro Balneário Água Limpa situada em Itabirito (o bairro também pertence à Nova Lima) celebra importantes avanços em seu processo de regularização fundiária (Reurb) e melhoria da infraestrutura. A UrbBrasil celebrou a conclusão do processo de instalação da iluminação pública no Retiro Acqua Ville, um núcleo dentro da localidade do Água Limpa.
Essa conquista representa um marco histórico para o bairro, após uma luta em conjunto travada pelo Ministério Público de Minas Gerais, pela Prefeitura de Itabirito, pela Associação dos Moradores do Acqua Ville, pela Associação Solidária do Balneário Água Limpa (Asbali) e pelo vereador Márcio Oliveira Juninho (Cidadania), uma liderança política atuante no bairro.
A entrega da iluminação pública na Fase 1, especificamente no Retiro Acqua Ville, representa um importante avanço. Nessa etapa, foram instalados mais de 200 postes de iluminação pública em torno de 330 imóveis. O processo teve início em julho de 2023 e, até o momento, foi concluído no Retiro Acqua Ville, uma parte integrante do Balneário Água Limpa.
O vereador Márcio Oliveira Juninho destaca a colaboração de diversos atores nesse processo. “É uma luta dos moradores, das associações, da Prefeitura de Itabirito, minha, como vereador, do deputado estadual Alencar da Silveira Jr. e do deputado federal Paulo Abi-Ackel. Desde 1953 que o loteamento é constituído e agora, graças a todos os esforços, foi acesa a primeira iluminação pública, na Fase 1”, comentou.
“Já foi feita toda a parte de posteamento no Água Limpa e a iluminação pública foi entregue na primeira fase, no Retiro Acqua Ville. Já foi feito também o abastecimento de água no Acqua Ville, depois virá a segunda fase, que é a área institucional. Depois, na terceira fase, que vai acontecer por gravidade. É um marco histórico para a população do Água Limpa esses benefícios chegando para o bairro”, destacou o vereador Márcio Oliveira Juninho.
A Reurb no Balneário Água Limpa é um desdobramento de uma história que remonta a 1953, quando uma construtora vendeu cerca de 12 mil lotes com a promessa de criar uma área de lazer, projeto que nunca se concretizou. A ocupação desordenada aumentou nas décadas seguintes, e hoje mais de 6 mil famílias, totalizando mais de 20 mil pessoas, vivem na região, uma das maiores ocupações irregulares do país.
A entrega da iluminação pública e os esforços de regularização fundiária representam uma conquista para a população do Balneário Água Limpa, proporcionando melhorias significativas nas condições de vida, infraestrutura e saneamento básico. A expectativa é que o trabalho conjunto da UrbBrasil, autoridades e associações contribua para a transformação positiva da região, oferecendo mais dignidade aos moradores.