GeralItabirito

Prazo para adquirir nova Carteira de Identidade Nacional vai até 2032; saiba como agendar no CAC Itabirito

Os moradores de Itabirito podem solicitar gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Francisco Alves de Souza. A confecção do novo modelo teve início em dezembro de 2023, trazendo importantes inovações.

A principal mudança na CIN é a adoção de um padrão nacional, que atribui um número único para todas as unidades federativas, baseado no CPF do cidadão. Essa medida busca padronizar a emissão em todo o Brasil, visando a prevenção de fraudes. Além disso, a nova carteira conta com elementos de segurança adicionais, como QR Code e zona de leitura automatizada.

Para solicitar o atendimento, é necessário realizar agendamento prévio presencialmente na Travessa Dona Cristina (atrás do Farid Home Center), no bairro Santa Efigênia, das 7h às 18h. Não há limite diário de agendamentos, mas os cidadãos devem chegar ao CAC até as 17h50 para solicitar o serviço.

A emissão da CIN é realizada presencialmente no CAC, em horário e dia agendados. Os documentos necessários incluem certidão de nascimento ou casamento em bom estado, sem comprometer a originalidade, e um documento contendo o número do CPF. Não é mais necessário levar fotos 3×4, pois o registro é realizado no próprio local, exceto para crianças que não possam posar sem ajuda de terceiros, nesses casos, os responsáveis devem fornecer fotos com fundo branco.

A primeira via e renovações da CIN são gratuitas. Em caso de perda, o cidadão arcará com os custos da nova via, estabelecidos em R$ 100,74. Para situações de furto ou roubo, a isenção da taxa é possível mediante apresentação do boletim de ocorrência em até 60 dias do incidente, ou em casos de hipossuficiência.

A troca imediata para o novo modelo não é obrigatória. A população tem até 28 de fevereiro de 2032 para se adequar à nova versão, sendo que o RG atual continua válido até esse prazo. A versão digital da nova carteira estará disponível no aplicativo GOV.BR, conferindo validade oficial, semelhante ao que ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para esclarecimento de dúvidas, o CAC Itabirito está disponível pelos telefones: (31) 3561-1866 / (31) 3561-3435.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×