Cabeça d’água causada por temporal deixa três adultos e uma criança ilhados na Cachoeira do Índio, em Rio Acima
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionada para realizar um resgate de um grupo de quatro pessoas que se encontrava perdido durante uma trilha e ilhado próximo à Cachoeira do Índio, em Rio Acima. A situação se deu na tarde de sábado, 13 de janeiro de 2024, por volta das 15h30.
As condições adversas foram ocasionadas pelas intensas chuvas que atingiram a cabeceira do rio, resultando em uma perigosa cabeça d’água e isolando o grupo sem possibilidade de atravessar para a outra margem.
O helicóptero Arcanjo 06 foi prontamente mobilizado e conseguiu localizar o grupo, composto por três adultos e uma criança de onze anos. No entanto, devido ao mau tempo, não foi possível realizar o resgate aéreo, levando os bombeiros a adotarem uma abordagem terrestre para alcançar os necessitados.
Após uma cuidadosa análise da situação e reconhecimento do local, os corajosos militares decidiram adentrar a trilha pelo lado da Cachoeira do Viana. Equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados, abriram caminho por uma região de mata densa, utilizando até mesmo um facão para desbravar a trilha.
Cerca de 200 metros a partir do ponto inicial das buscas, o grupo foi finalmente localizado. Com habilidade e destemor, os bombeiros conduziram as vítimas em segurança, utilizando uma linha de vida, uma corda estrategicamente ancorada em uma árvore, para garantir apoio durante o percurso.
O resgate bem-sucedido resultou na condução do grupo até seu veículo particular, sem qualquer ferimento.