Prefeitura de Itabirito e Saae apresentam Plano de Drenagem para comerciantes
A Prefeitura de Itabirito, em parceria com o Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae), promoveu uma reunião crucial nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, com comerciantes locais para apresentar o Plano de Drenagem Municipal. O evento teve lugar na Casa de Cultura Maestro Dungas, no coração da região central do município.
Durante o encontro, foi detalhadamente exposto o plano, que tem como objetivo a realização de obras de drenagem nos centros urbanos e em partes específicas dos bairros Praia e Boa Viagem. A iniciativa visa ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, mitigando os riscos de alagamentos e inundações na região.
O prefeito Orlando Caldeira destacou a importância das obras para o aprimoramento da infraestrutura municipal, assegurando maior conforto e segurança para toda a população. “Com a realização das obras do plano de drenagem, estamos fortalecendo a estrutura da cidade e proporcionando benefícios tangíveis aos nossos cidadãos”, ressaltou o prefeito.
As intervenções para a ampliação do sistema de drenagem tiveram início em dezembro de 2023 e têm previsão de conclusão até agosto deste ano. As ações abrangem a construção, substituição e interligação da rede de drenagem em diversos trechos, além da edificação de um canal de escoamento no Córrego da Carioca e uma galeria no bairro Praia.
O plano de drenagem foi elaborado com base em estudos técnicos e nas demandas apresentadas pela comunidade local. “A apresentação foi muito transparente. Creio que os comerciantes ficarão satisfeitos e compreenderão que as obras são realmente necessárias. É uma força-tarefa com foco e planejamento técnico para garantir resultados”, afirmou a presidente da CDL Itabirito, Zilda Antunes.