O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Prefeitura Municipal, promoverá neste ano o terceiro casamento comunitário de Itabirito.
O evento está marcado para o dia 11 de maio de 2024, considerado o mês das noivas. As inscrições para os interessados em oficializar a união civil podem ser realizadas no Fórum Des. Edmundo Lins, a partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, até o dia 29 de fevereiro.
Para se inscrever, os casais devem procurar Vítor, na Secretaria de Distribuição do Fórum. Vale ressaltar que a iniciativa é exclusiva para os moradores de Itabirito. Além disso, será cobrada uma taxa simbólica no valor de R$ 17.
O 2º Casamento Comunitário em Itabirito ocorreu em 26 de agosto de 2023, encerrando a programação da 17ª Semana de Desenvolvimento Econômico da cidade. Na ocasião, 79 casais participaram da cerimônia. Já o primeiro casamento comunitário aconteceu em 2018. A iniciativa busca não apenas legalizar as uniões, mas também fortalecer os laços familiares e comunitários.