Itabirito: moradores do Água Limpa ameaçam fazer novo protesto na BR-040 após mais de 24h sem energia elétrica
Na noite deste sábado, 27 de janeiro, moradores do Balneário Água Limpa, parte pertencente a Itabirito (o bairro também pertence ao município de Nova Lima), mobilizaram-se em direção às margens da BR-040 para protestar contra a falta de energia elétrica que afeta o bairro há mais de 24 horas.
Segundo relatos dos moradores, a energia foi interrompida por volta das 19h de sexta-feira, 26 de janeiro, impactando diversas famílias da região. Este é um problema recorrente, e os moradores já realizaram protestos anteriores pela mesma razão.
Com o intuito de chamar a atenção para a situação, os moradores planejaram bloquear a BR-040, utilizando pneus para interromper o tráfego.
No entanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interveio no local, impedindo o protesto devido ao potencial impacto no tráfego, considerando a importância da rodovia que conecta várias cidades do entorno à capital mineira, Belo Horizonte.
Durante a tentativa de protesto, um morador foi apreendido pela PRF. Os demais manifestantes reagiram, exigindo a liberação do indivíduo.
A PRF propôs então que o morador seria liberado caso concordassem em realizar o protesto em outro dia, permitindo uma intervenção programada com uma presença policial mais robusta.
Os moradores aceitaram a proposta e definiram que o protesto será realizado neste domingo, 28 de janeiro, às 15h, na BR-040, altura do Balneário Água Limpa. Com o acordo estabelecido, o morador que havia recebido voz de prisão foi liberado pelas autoridades policiais.
A comunidade espera que a manifestação sirva como um alerta para as autoridades e para a Cemig, responsável pela distribuição de energia elétrica, buscando uma solução duradoura para o problema recorrente que afeta a qualidade de vida dos moradores do Balneário Água Limpa.