Itabirito: polícia confirma que corpo encontrado no Rio das Velhas é de Vander, suspeito pelo assassinato de Cláudia
Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, foi oficialmente confirmado que o corpo encontrado boiando no Rio das Velhas, inicialmente visto em Rio Acima e recuperado em Nova Lima, na última quarta-feira, 24 de janeiro, é de Vander Ferreira Martins, de 49 anos. Vander é o ex-marido de Cláudia Aparecida Vieira Martins, de 50 anos, cujo corpo foi encontrado no último sábado, 27 de janeiro, configurando um provável caso de feminicídio seguido de suicídio.
O corpo de Vander foi localizado nas águas do Rio das Velhas e encaminhado para o Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (Imlar) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Belo Horizonte. O Imlar, integrante da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da PCMG, realizou os procedimentos de necropsia e identificação do corpo.
A ocorrência teve início quando o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para a recuperação do corpo, inicialmente localizado na Rua José Gonçalves Júnior, no bairro Bom Jardim, em Rio Acima. O corpo foi avistado em diversas localidades, passando por uma ponte na comunidade de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima.
Vander foi encontrado sem vestimentas, apresentando inchaço característico do tempo decorrido desde a morte. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) colaborou com as operações no local, enquanto o Corpo de Bombeiros efetuou a recuperação do corpo, entregando-o à guarda da PMMG.
O desaparecimento de Cláudia ocorreu em 19 de janeiro, e a angústia da família e da comunidade aumentava a cada dia sem notícias. As investigações apontaram seu ex-marido, Vander Ferreira Martins, como principal suspeito do feminicídio. Ele era considerado foragido, e a Polícia Civil intensificou os esforços para localizá-lo e esclarecer os detalhes do crime. Com a confirmação de que o corpo encontrado é de Vander, a história teve um terrível desfecho, privando a justiça de responsabilizá-lo pelo brutal assassinato de Cláudia, caso fosse de fato confirmado que ele matou a ex-mulher.
Nota da Polícia Civil
Leia mais sobre o caso:
- Família procura mulher que desapareceu em Itabirito;
- Itabirito: carro de homem suspeito de desaparecer com ex-mulher é encontrado no bairro Esperança; PC investiga o caso;
- Família intensifica buscas por Cláudia, desaparecida em Itabirito desde sexta-feira;
- Polícia Civil de Itabirito segue investigando desaparecimento de Cláudia e Vander;
-
Corpo encontrado no Rio das Velhas é encaminhado para o IML de BH;
- Itabirito: desaparecimento de ex-casal completa uma semana; ‘muita angústia’, diz família de Cláudia;
-
Desfecho trágico: corpo de Cláudia é encontrado próximo à Unipac, em Itabirito;
-
O último adeus: Cláudia será velada neste domingo no Cemitério Parque da Esperança, em Itabirito;
-
Comoção marca funeral de Cláudia, vítima de feminicídio em Itabirito;