O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), esteve nesta quinta-feira, 01 de fevereiro, no antigo Clube do Grember (Grêmio dos Empregados da MBR – Clube da Vale), na Avenida dos Inconfidentes, bairro Agostinho Rodrigues, em Itabirito, e constatou a situação crítica do local, que encontra-se desativado há anos, e demanda a atenção dos proprietários e das autoridades.
O vereador, representando o Poder Legislativo, destacou que o local, outrora destinado aos funcionários da Vale, hoje pertence ao Grupo Serra Verde. Durante a visita, Pastor Anderson expressou sua preocupação com a situação de abandono, enfatizando a necessidade de fiscalização por parte da Prefeitura Municipal.
O antigo clube apresenta sinais de completo descaso, com mato alto e estruturas deterioradas. Apesar disso, as piscinas vazias, que preocupavam a população como potenciais focos de dengue, foram encontradas sem água parada, um alívio em meio à situação alarmante identificada no espaço. Porém, em um local que, anteriormente, existia um bar, o vereador flagrou que um banheiro apresenta condições preocupantes, com um odor insuportável e a presença de água acumulada, um risco potencial para a proliferação do mosquito da dengue.
Diante dessa realidade, Pastor Anderson tomou medidas imediatas, notificando a situação e registrando fotos para documentar a gravidade do problema. “Esse local já foi um lugar de alegria, no qual as famílias vinham. A situação é de total abandono”, afirmou o presidente da Câmara.
A situação do Ginásio do Grember também foi criticada pelo vereador, pois a estrutura está completamente abandonada, com cacos de vidro e muita sujeira. Pastor Anderson afirmou que o local poderia ser aproveitado nos finais de semana para a prática de esportes e atividades de lazer, contribuindo para a promoção de uma comunidade mais ativa e saudável.
Um dos aspectos mais preocupantes da visita foi a constatação de que algumas pessoas em situação de rua encontraram abrigo no local abandonado. O vereador dialogou com dois homens, Paulo e Wesley, que estão vivendo nas dependências do antigo clube há aproximadamente dois meses. Pastor Anderson se comprometeu a dialogar com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para buscar meios de auxiliar os homens.
“O que não queremos é que vocês fiquem sofrendo em situação insalubre. O Estado não vai abandonar vocês”, assegurou o vereador aos moradores em situação de vulnerabilidade.
A necessidade de combater a desigualdade social é evidente, e o vereador destacou que é preciso agir. “Até mesmo as pessoas em situação de rua que estão se abrigando aqui no Grember, poderiam estar sendo acolhidas neste lugar (quadra), com dignididade, com refeições diárias, com trabalho de laborterapia, e elas próprias cuidarem do ambiente que as acolhe. Mas desse jeito que está aqui, é preciso buscar uma solução.”
O vereador alertou para os riscos iminentes, descrevendo cenários preocupantes, como a possibilidade de o local se tornar uma área problemática. Ele enfatizou a importância da Serra Verde assumir a responsabilidade, colocando vigias e realizando a limpeza necessária para evitar problemas futuros, evitando que o local se torne um ponto de graves questões sociais, como ponto de uso de drogas, além da prática de atividades ilícitas e libidinosas.
Por fim, o vereador mostrou uma equipe contratada pela Serra Verde Transportes já realizando a limpeza e capina do espaço, indicando uma resposta rápida à situação apresentada. Ele comprometeu-se a acompanhar de perto a evolução da situação e a cobrar soluções efetivas por parte das autoridades competentes. “Não aguentamos mais ver uma cidade rica, que tem tudo para crescer, porque é acolhedora, com número de criminalidade aumentando, índice de desigualdade social ficando fora do controle e alguém tem que botar a cara. O meu trabalho dá resultado, que é cobrando e mostrando. Estamos juntos por uma Itabirito melhor.”