GeralItabirito

Invasão e furto de peças de ônibus na garagem de transporte escolar prejudica retorno às aulas em Itabirito

Na madrugada desta segunda-feira, 05 de fevereiro, a Braga & Filhos Transportes, empresa responsável pelo transporte escolar em Itabirito, foi alvo de uma invasão criminosa. Os módulos de cinco ônibus foram furtados e danificados, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 150 mil.

A ação criminosa envolveu o arrebentamento dos fios dos ônibus, furto dos paineis, dentre outras peças, impossibilitando o funcionamento dos veículos. A garagem da empresa, localizada na Alameda Alvarenga Peixoto, bairro Quintas dos Inconfidentes, foi o cenário do ocorrido.

A suspeita levantada pela empresa é de sabotagem, segundo relatos ao Sou Notícia, com o objetivo claro de impedir a realização do transporte escolar na cidade. Os ônibus afetados atendem às linhas Country 01, Country 02, Country Aditivo, São Gonçalo 01, São Gonçalo 02 e Circular 02.

Vale ressaltar que nesta segunda-feira acontece a volta às aulas para o ano letivo de 2024. Ou seja: diversas crianças foram diretamente afetadas pelo crime, pois ficaram à espera do transporte nos pontos de ônibus e não conseguiram ir à escola.

O transporte escolar em Itabirito já enfrenta desafios, sendo a logística um ponto crítico, especialmente no início de cada ano letivo. A Secretaria de Educação, responsável pelo serviço, tem sido alvo de críticas pela falta de planejamento.

O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), expressou preocupação diante da notícia. “Isso traz prejuízos para os dependentes do transporte escolar e pode acarretar em sérios prejuízos morais. Minha oração é para que não haja morte e nada que possa prejudicar as vidas das pessoas envolvidas. A destruição de um patrimônio público é algo bárbaro, criminoso, que tem que ser investigado”, disse.

A cidade já enfrentou questões relacionadas ao transporte escolar durante a Operação Pedra Vermelha, que investigou fraudes em licitações da Prefeitura de Itabirito, com suspeitas de desvio de R$ 201 milhões dos cofres públicos.

A Polícia Civil está empenhada na investigação do caso, buscando identificar os responsáveis pelo crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×