GeralItabirito

Presidente da Câmara de Itabirito repudia declarações de Lula sobre conflito em Gaza

Na última reunião ordinária da Câmara de Itabirito, ocorrida na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro, o presidente da Casa Legislativa, Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), fez um pronunciamento enfático repudiando as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao conflito na Faixa de Gaza.

Durante uma entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia, no último domingo, 18 de fevereiro, o presidente do Brasil comparou as ações do Estado de Israel com o governo nazista da Alemanha na Segunda Guerra. Lula disse que Israel comete genocídio, fazendo alusão à matança de judeus por Hitler, uma fala que gerou controvérsia e repúdio em vários lugares do mundo.

Em suas palavras, o presidente da Câmara de Itabirito expressou indignação com a afirmação de Lula, que comparou as ações de Israel no conflito com o Holocausto, referindo-se às atrocidades cometidas por Adolf Hitler contra os judeus. O presidente da Câmara criticou veementemente essa comparação, classificando-a como “inconsequente”.
“”Eu quero fazer uma observação em nome da família cristã no Brasil. Eu tenho convicção do que vou falar, pois sou cristão. Temos uma cultura judaico-cristã. Temos princípios e muitos deles são judáicos. Eu venho a público repudiar a fala inconsequente do presidente Lula. Nunca, na história das nações democráticas, vimos um presidente ou primeiro ministro declarar tal absurdo, comparando o massacre cruel de mais de 6 milhões de judeus inocentes com qualquer tipo de guerra no mundo. O que não podemos perder de mente é que Israel é uma nação soberana, que tem direito de auto-defesa, segundo as leis internacionais, por ter sido atacada pelo grupo terrorista Hamas em um terrotório que era dela”, disse Pastor Anderson do Sou Notícia.
O presidente da Câmara condenou a falta de sensibilidade de Lula ao fazer tal analogia. “Não somos a favor da guerra, nem da morte de pessoas inocentes, mas até agora não há prova de que Israel cometeu genocídio. Lamentamos profundamente que a palavra do presidente Lula envergonhe cada cidadão brasileiro, o qual Itabirito faz parte. Nós olhamos a declaração de Lula e eu, como presidente desta Casa, digo que a fala do Lula, que ofende a maioria do povo católico e evangélico, não representa nenhum de nós. Vocês não têm noção do que é 6 milhões de pessoas serem mortas de forma cruel. E Lula, que preza tanto por diplomacia, que dentro das suas narrativas, diz que quer ganhar uma batalha. Mas essa narrativa que ele mesmo criou prova sua insignificância e sua pequenez em ofender a nação de Israel”, enfatizou.

Além disso, o presidente da Câmara manifestou solidariedade ao povo de Israel e aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, destacando sua experiência pessoal ao visitar o país em seis ocasiões.

“Eu lamento muito e oro para que Israel possa sair desse momento tão difícil. Eu já fui em Israel 6 vezes e essa bandeira que está aqui eu trouxe de lá. Sabemos que essa nação é bem-aventurada e aqui eu quero proferir uma palavra: Bem-aventurados aqueles que abençoam Israel, porque eles serão abençoados. E malditos são aqueles que amaldiçoam essa nação. Sabemos que o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, não dorme. Meus sentimentos aos descendentes de Abraão e pessoas que são judáicas de Itabirito e que me procuraram para que eu me pronunciasse. Eu me posiciono repudiando essa fala do presidente Lula. Que Deus abençoe nossa nação“, disse o presidente Pastor Anderson.

O posicionamento do Pastor Anderson reflete a rejeição generalizada nas esferas política e religiosa às declarações de Lula, reafirmando o apoio à soberania e à legítima defesa de Israel no contexto do conflito em Gaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×