GeralItabirito

Fórum Municipal Lixo e Cidadania é lançado pelo MPMG em Itabirito

Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Itabirito marcou presença no lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, um evento promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais. Realizado no auditório do IFMG Itabirito, o evento contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do MPMG, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como das associações de catadores de materiais recicláveis.

O objetivo do Fórum é discutir o futuro e a importância da reciclagem, que não apenas contribui para o desenvolvimento sustentável, mas também gera renda para a comunidade. Durante as discussões, foram debatidos temas como a criação de um cronograma de reuniões e um plano de ações e melhorias para promover práticas mais sustentáveis no município.

O Fórum Municipal reúne uma ampla gama de participantes, incluindo pessoas físicas e jurídicas, representantes da sociedade civil, administrações públicas, instituições de justiça e instituições de ensino. Todos têm em comum o envolvimento, direto ou indireto, com a gestão de resíduos sólidos e a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Além disso, o Fórum defende a necessidade de mudança nos atuais padrões de consumo, visando a construção de sociedades mais sustentáveis. Para isso, incentiva o consumo consciente, responsável e sustentável, a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a reutilização, a comercialização e a reciclagem desses materiais, assim como a correta destinação dos rejeitos.

Os participantes saíram do evento com a certeza de que a colaboração entre diversos setores da sociedade é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e promover um futuro mais sustentável para Itabirito. Os próximos passos do Fórum Municipal prometem ser marcados por iniciativas concretas e colaborativas em prol do meio ambiente e da comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×