GeralItabirito

Defesa Civil Estadual fiscaliza barragens durante operação em Minas Gerais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) promoveu, nesta terça-feira (5/3), uma operação de fiscalização em sete estruturas de barragens em Minas Gerais. O objetivo principal da ação foi inspecionar as Zonas de Autossalvamento (ZAS) para garantir a completa e permanente evacuação da população residente nas proximidades das barragens.

Em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável pelo monitoramento e avaliação dos níveis de emergência, a Cedec realizou a fiscalização conjunta para assegurar o cumprimento das normas de segurança. A verificação incluiu a conformidade das ZAS com as exigências legais previstas na Lei 23.291/19.

“A segurança da população é nossa principal preocupação, por isso estamos comprometidos em adotar as melhores práticas e trabalhar em colaboração com a comunidade para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para prevenir desastres”, destaca a tenente Ive Cangussu Machado, diretora de Segurança de Barragens da Defesa Civil Estadual.

As barragens selecionadas para fiscalização foram aquelas classificadas em nível 2 e 3 de emergência, segundo o Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) coordenado pela ANM. Essa categorização é realizada com base na criticidade das estruturas, de acordo com as diretrizes da Resolução nº 95 da ANM.

“Nas estruturas de níveis 2 e 3 de emergência, é proibido que pessoas residam ou circulem nas áreas afetadas, devido ao comprometimento dessas estruturas. Por isso, monitoramos continuamente para garantir a segurança das comunidades que vivem nas proximidades dessas áreas de risco”, explica a tenente Ive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×