GeralItabirito

Março Lilás em Itabirito: conscientização crucial sobre o câncer de colo de útero

O mês de março chega com um propósito crucial em Itabirito: alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. No centro dessa iniciativa está a campanha Março Lilás, um importante meio de disseminação de informações e mobilização social.

Dados recentes revelam que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com estimativas de mais de 16 mil novos casos diagnosticados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Infelizmente, a doença ainda representa uma das principais causas de mortalidade feminina no país.

Nesse contexto, a campanha Março Lilás ganha relevância ao promover a conscientização sobre a importância do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, oferecido gratuitamente pelo SUS. O exame é fundamental para detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero em estágios iniciais, possibilitando um tratamento mais eficaz e reduzindo a mortalidade.

Para a professora da Faculdade Alis de Itabirito e enfermeira Cláudia Ribeiro de Souza, a campanha Março Lilás desempenha um papel importante na disseminação de informações sobre o câncer de colo de útero e na conscientização da importância da prevenção. “É fundamental que as mulheres estejam atentas aos cuidados com sua saúde reprodutiva e realizem regularmente o exame preventivo, pois o diagnóstico precoce é de extrema importância para o sucesso do tratamento”, explica.

Além do exame preventivo, outras formas de prevenção incluem a vacinação contra o vírus HPV e o uso de preservativos durante as relações sexuais. Neste Março Lilás, a comunidade de Itabirito é convidada a se unir nessa importante causa, compartilhando informações sobre prevenção e promovendo o autocuidado e a saúde da mulher. Juntos, é possível fazer a diferença nesta luta contra o câncer de colo de útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×