GeralItabirito

Itabirito: audiência pública para discutir implantação do Terminal Ferroviário de Bação é suspensa pela Justiça

A esperada audiência pública agendada para a noite de quarta-feira, 13 de março, para debater a implantação do Terminal Ferroviário de Bação em São Gonçalo, foi abruptamente cancelada. O motivo? Uma liminar da 1ª Vara Cível da Justiça de Itabirito, emitida em favor de uma associação de sitiantes, suspendeu o evento que inicialmente seria conduzido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente.

A reviravolta começou quando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais revogou a decisão da juíza local, permitindo a realização da audiência. Contudo, antes mesmo do presidente do Tribunal de Justiça emitir essa decisão, a Fundação Estadual de Meio Ambiente já havia cancelado o evento, citando a liminar de Itabirito e a manifestação da Advocacia Geral do Estado.

Thiago Cavalcanti, gerente de Meio Ambiente da FIEMG, destacou que o cancelamento ocorreu devido a uma ação movida pela Associação Comunitária de São Gonçalo do Bação, que inicialmente solicitou a audiência e depois buscou seu cancelamento. A situação gerou críticas, especialmente porque o município de Itabirito não faz parte do processo de licenciamento ambiental, que é responsabilidade do Estado de Minas Gerais.

Apesar do imbróglio jurídico, Daniela Diniz, diretora institucional e de sustentabilidade do TFB, lamentou a ausência do órgão ambiental para presidir o evento, destacando que todos os requisitos legais foram cumpridos.

Enquanto isso, a discussão sobre os benefícios e objetivos do Terminal Ferroviário de Bação continua. Cleusa Maria de Souza Campos Moreira, moradora da região, expressou seu apoio à implantação do terminal, destacando os benefícios para a comunidade. João Gabriel Pio, gerente de Economia da FIEMG, ressaltou os impactos positivos do terminal, incluindo a redução de acidentes e custos para a região, enfatizando o potencial de melhorias na qualidade de vida da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×