Após as recentes reclamações de ex-alunos, estudantes e pais de alunos de Fisioterapia da Faculdade Alis de Itabirito sobre o não reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Anderson Coelho, emitiu uma nota ao Sou Notícia, esclarecendo a situação.
Anderson Coelho ressaltou que o reconhecimento dos cursos de graduação no Brasil é de competência exclusiva do Ministério da Educação, e o CREFITO-4 aguarda a publicação do reconhecimento do curso de Fisioterapia da Faculdade Alis Itabirito para iniciar a emissão do registro profissional.
O presidente do CREFITO-4 MG destacou a importância de a Faculdade Alis de Itabirito resolver a pendência junto ao Ministério da Educação o mais rápido possível, para que os futuros profissionais possam ingressar no mercado de trabalho e contribuir com a saúde da população de Minas Gerais.
Em resposta, na última semana, a Faculdade Alis Itabirito também esclareceu que, embora o curso de Fisioterapia tenha recebido avaliação positiva do Ministério da Educação, aguarda a publicação da portaria de reconhecimento. A instituição afirmou que está acompanhando o processo junto ao MEC e mantém contato frequente com o CREFITO-4 MG para garantir que os egressos do curso possam obter o registro profissional.
A expectativa é de que, com a resolução dessa pendência, os ex-alunos e futuros profissionais de fisioterapia possam ter suas questões solucionadas e avançar em suas carreiras com reconhecimento oficial.
Leia a nota do presidente do Crefito
“O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Anderson Coelho, explica que o órgão segue diversos critérios para habilitar e emitir o registro profissional de Fisioterapeuta: “É importante destacar que o reconhecimento dos cursos de graduação no Brasil é de competência exclusiva do Ministério da Educação (MEC), portanto, o CREFITO-4 aguarda a publicação do reconhecimento do curso de Fisioterapia da Faculdade Alis Itabirito, pelo Ministério, para que então possa iniciar a emissão do registro da referida instituição de ensino”.
Anderson Coelho ainda reforça que é importante a Faculdade resolver a pendência junto ao Ministério da Educação, rapidamente: “Com a publicação da portaria, o CREFITO-4 MG, poderá registrar o curso em questão, possibilitando que os futuros profissionais ingressem no mercado de trabalho para contribuir com a saúde da população de MG.”
Nota de Posicionamento da Alis Itabirito
“A Faculdade Alis Itabirito esclarece que, embora o curso de fisioterapia tenha recebido a avaliação positiva do Ministério da Educação, com a atribuição da nota 04 em setembro de 2023, aguarda a publicação da portaria de reconhecimento por parte do MEC.
Ressaltamos que a direção da instituição está acompanhando o processo junto ao Ministério da Educação e mantém contato frequente com o Conselho Regional de Fisioterapia de Minas Gerais, com objetivo de assegurar que os egressos do curso de fisioterapia possam obter o registro profissional.”