GeralItabirito

Autorização para doação de órgãos passa a ter emissão digital e gratuita; veja como fazer

Desde a última terça-feira, 02 de abril, o Brasil passou a contar com o funcionamento pleno do sistema notarial de Autorização Eletrônica de Órgãos (AEDO).

Por meio do AEDO, qualquer pessoa que deseje ser um doador de órgãos pode registrar sua vontade de forma simples, eletrônica e sem burocracia. Com a segurança de que, em caso de morte cerebral, a família deverá sempre autorizar a doação, o sistema promete facilitar e agilizar o processo de doação de órgãos no Brasil.

O 2° Ofício de Notas de Itabirito já aderiu ao projeto, que promete mudar a realidade dos transplantes no país.

O processo na plataforma é simples: o interessado preenche um formulário online no site da AEDO. Em seguida, o formulário é encaminhado para o Cartório de Notas correspondente ao seu município.

Posteriormente, é agendada uma videoconferência entre o tabelião e o solicitante para verificar a identidade e coletar a manifestação de vontade.

Após a confirmação, tanto o solicitante quanto o funcionário do cartório assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

É importante ressaltar que o indivíduo tem a liberdade de escolher quais órgãos deseja doar. Os cidadãos podem optar por doar medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos os órgãos disponíveis para doação.

A plataforma está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Para mais informações sobre a AEDO ou para se tornar um doador, procure o 2° Ofício de Notas de Itabirito ou qualquer Tabelionato credenciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×