Geral

Ouro Preto: família do sargento Roger Dias recebe Grande Medalha da Inconfidência em homenagem póstuma

Em uma cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a família do sargento Roger Dias compareceu para receber a Grande Medalha da Inconfidência em sua memória. O policial foi brutalmente assassinado no início do ano durante uma operação para prender um detento que não havia retornado da saída temporária de Natal.

Ana Clara, viúva do sargento e mãe de sua filha de apenas 5 meses, foi quem recebeu a medalha em nome do marido falecido, em uma comovente demonstração de honra e respeito.

A morte do sargento Roger Dias trouxe repercussões significativas, acelerando a tramitação da Lei da Saidinha no Congresso Nacional. O texto, que estava estagnado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal desde agosto de 2023, foi aprovado, eliminando o direito à saída temporária, com exceção para os detentos que precisam sair para estudar. No entanto, o presidente Lula optou por vetar parte do texto, mantendo as saídas em datas comemorativas. Deputados prometem derrubar o veto presidencial.

Além do sargento Roger Dias, outras personalidades foram homenageadas com a Grande Medalha da Inconfidência, incluindo o advogado-geral da União, Jorge Messias, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seria agraciado com o Grande Colar, a maior honraria do evento, mas não pôde comparecer devido à sua idade avançada.

A cerimônia também contemplou outras 170 pessoas com distintas honrarias, incluindo a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência. Os homenageados são selecionados pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, composto por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidades e outras instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×