Gatos morrem por envenenamento no distrito de Acuruí, em Itabirito
Os moradores do distrito de Acuruí, em Itabirito, estão enfrentando uma situação desesperadora e alarmante: uma série de envenenamentos que tem vitimado gatos e cachorros na região. A comunidade está indignada e mobilizada na tentativa de identificar e deter o responsável por esses atos cruéis. Neste sábado, 18 de maio, foi relatada a morte de um gato no vilarejo.
“Tem algum desalmado que está acabando com os bichinhos, matando gatos e cachorros envenenados. Já é o segundo gato que eu perco, fora outro que já está sumido há três dias. É muito complicado”, desabafou José Aldo dos Santos, morador do Acuruí, que tem visto seus animais de estimação sendo vitimados por esses ataques.
José Aldo não está sozinho em sua dor. Sua vizinha, Larissa Dantas Alves, também sofreu perdas significativas. Na última quinta-feira (16), Larissa relatou ter perdido três cães por envenenamento. Ela, que reside no Córrego Ponte Nova, no Acuruí, contou que as mortes mais recentes ocorreram na manhã do mesmo dia. O primeiro cachorro de Larissa morreu na sexta-feira, 10 de maio. Desde então, ela vive em constante preocupação com seus animais. Um filhote de apenas um mês também foi envenenado, mas, felizmente, sobreviveu.
A situação tem causado grande angústia entre os moradores, que estão se sentindo impotentes diante dos envenenamentos recorrentes. A população está se organizando para encontrar o responsável e tomar medidas que protejam seus animais de estimação.
Fato é que diversos animais estão sendo envenenados em várias áreas da cidade, o que tem gerado preocupação entre os tutores. As autoridades locais foram informadas e estão investigando os casos, mas até o momento, não há suspeitos identificados.
O envenenamento de animais domésticos é um crime grave, previsto na legislação brasileira, e a população de Acuruí espera que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Denuncie
- Maus-tratos contra animais de rua: 3561-4033 (Vigilância Ambiental)
- Emergência com animais de grande porte: 3721-1258 (Curral Regional)
- Animal já sem vida: 3561-4047 (Setor de Limpeza Urbana)
- Emergência com animal silvestre: 193, 199 ou 3979-6006 ou 3979-6056(Brigada Municipal)
- Abandono de animais de grande porte nas vias públicas e estradas da região: 153 (Guarda Civil Municipal de Itabirito)