GeralItabirito

Itabirito celebra a diversidade materna com a Semana das Mães Atípicas

Foi sancionada a Lei Municipal nº 4070/2024, que institui a “Semana Municipal das Mães Atípicas” no município de Itabirito. De autoria do presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), a nova lei estabelece a celebração anual desta semana na segunda semana de maio.

Definição de Mãe Atípica

Segundo o parágrafo único da lei, “mãe atípica” é uma expressão usada para descrever uma mãe que não se enquadra nos padrões ou estereótipos tradicionais de maternidade. O termo “atípica” significa incomum, não convencional ou fora do comum.

Atividades e Celebrações

A “Semana Municipal das Mães Atípicas” pode ser comemorada com uma variedade de atividades, incluindo:

  • Reuniões
  • Palestras
  • Seminários
  • Feiras
  • Outras ações que promovam a visibilidade e valorização da mãe atípica na sociedade

Recursos e Parcerias

Para viabilizar essas celebrações, a lei permite que os recursos necessários sejam obtidos por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada, pública, governamental, associações ou institutos, sem acarretar ônus para o município.

Justificativa da Lei

“Estabelecer uma semana para a maternidade atípica é dar voz a estas mães, que por vezes infinitas são porta-vozes de seus filhos. É ampliar os espaços de discussão sobre esse tema, que é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essas mães, considerando a tristeza profunda que vivenciam pela perda do filho idealizado, chamado de ‘luto materno'”, justificou o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia.

Objetivos da Semana Municipal

A “Semana Municipal das Mães Atípicas” busca sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos sobre a importância de reconhecer e apoiar essas mães, promovendo uma inclusão mais efetiva e humanizada. O evento visa dar visibilidade às lutas e desafios enfrentados por essas mulheres, além de fomentar a criação de políticas públicas que atendam suas necessidades específicas.

Esta iniciativa é um passo importante para valorizar a diversidade na maternidade e promover um ambiente de maior compreensão e suporte para todas as mães de Itabirito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×