Na tarde desta quarta-feira, 19 de junho, um idoso de 61 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Itabirito, após divulgar um vídeo no qual ele abusa sexualmente de uma criança no bairro Padre Adelmo.
O vídeo, que foi inadvertidamente postado na rede social Kwai, mostra o homem pedófilo fazendo carícias e manipulando a genitália da menina. Devido ao conteúdo extremamente perturbador, o Sou Notícia decidiu não divulgar o material.
Segundo informações, a menina, uma criança de 6 anos, é bisneta da companheira do indivíduo. Extraoficialmente, foi relatado que o homem seria companheiro de uma cuidadora de crianças no bairro. Ainda não há informações se outras crianças também foram vítimas de abuso.
Uma moradora relatou que o idoso já tinha histórico de comportamentos obscenos. “Esse senhor já é caso antigo de ficar se masturbando para as pessoas verem”, denunciou.
Quando o Sou Notícia tomou conhecimento do caso, o indivíduo ainda estava em sua residência, como se nada tivesse acontecido. O vídeo também continuava disponível no Kwai até o momento da chegada dos policiais ao imóvel. Tudo indica que ele tenha postado o vídeo por engano na rede social. Apesar disso, pessoas que conheciam o sujeito viram o conteúdo criminoso e encaminharam a denúncia ao Sou Notícia.
No início da tarde, a Polícia Civil abordou o suspeito em sua casa e encontrou o vídeo do abuso no celular dele. O homem foi preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, tipificado pela lei como abuso sexual cometido contra menores de 14 anos.
O celular foi apreendido, mas não foi relatado se outros conteúdos de cunho sexual envolvendo crianças ou adolescentes foram encontrados no aparelho. É preciso ressaltar ainda que, em casos que envolvem crianças ou adolescentes, a investigação da Polícia Civil ocorre sob sigilo.
Entenda o Crime de Abuso Sexual
O abuso sexual infantil é uma violação grave dos direitos de crianças e adolescentes, envolvendo qualquer forma de gratificação sexual de um adulto com uma criança. Isso pode incluir carícias, manipulação dos genitais, voyeurismo, exibicionismo ou ato sexual com ou sem penetração. Muitas vezes, o agressor é alguém do convívio da criança, tornando a situação ainda mais delicada e prejudicial.
No caso de abuso sexual de menores de 14 anos, o crime se enquadra como estupro de vulnerável, conforme o Art. 217-A do Código Penal. A pena prevista é de 8 a 15 anos de reclusão.
Medidas
O idoso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Itabirito. Ele passará por audiência de custódia e será encaminhado a um presídio.
Este caso reforça a necessidade de cautela na aproximação de indivíduos com crianças. Pais e responsáveis devem estar sempre atentos e vigilantes em relação às pessoas que têm contato com seus filhos. A população também desempenha um papel crucial na proteção das crianças ao denunciar esse tipo de crime.
Onde denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil
O App Sabe é um canal de informação e denúncia voltado para o público infantojuvenil, conectado diretamente ao Disque 100. Veja como é fácil usar.
Abuso contra criança e adolescente é crime.
Baixe o App SABE (para Android) ou acesse o endereço https://sabe.mdh.gov.br/infantil/.
Para denúncias, disque 100.
Em caso de emergência, 190.