GeralItabirito

Pastel de angu de Itabirito é tema do programa O Brasil Que Dá Gosto, da Record TV

O programa O Brasil que Dá Gosto, da Record TV, fez uma visita especial a Itabirito, conhecida como a cidade do pastel de angu. A repórter Paula Varejão explorou a história da famosa receita e participou do processo de produção da iguaria.

O historiador Carlos Alberto Antunes contou sobre a origem do pastel de angu, que remonta aos tempos da escravização. Ele explicou que duas mulheres escravizadas, Maria Conga e Filó, trabalhavam em uma casa grande na região onde hoje é Itabirito. Para ajudar os outros escravizados que trabalhavam nas minas de ouro e na roça, Maria Conga e Filó enrolavam pedaços de carne em massinhas de angu e levavam escondidos para as senzalas.

Dona Didi, uma das mantenedoras da tradição do pastel de angu, ensinou a receita à repórter. Paula Varejão foi buscar um dos ingredientes principais, o fubá, diretamente em São Gonçalo do Bação, onde o milho orgânico é moído na hora. O produtor de milho, Sebastião da Silva, falou sobre a tradição familiar de cultivo do milho.

O proprietário do Hotel Fazenda Caco de Cuia, Rodrigo Machado, também conversou com a equipe de reportagem. Além disso, a dona de casa Rosa da Silva ensinou a preparar o umbigo de banana, um dos variados recheios possíveis para o famoso pastel de angu.

A visita do programa destacou a rica história e a tradição culinária de Itabirito, celebrando a preservação e o compartilhamento dessas tradições através das gerações.

Assista ao programa clicando aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×